Carboneto de Cromo – 3 importantes benefícios.

desgaste por corrosão

O carboneto de cromo é uma liga da classe Cermet, ou seja, um composto formado por cerâmica e metal. Esse tipo de material é uma combinação das propriedades das cerâmicas e dos metais, como alta dureza e resistência a altas temperaturas, e como consequência, ser uma liga de alta resistência ao desgaste.

O desgaste é a perda progressiva de massa de um material devido ao movimento relativo entre a superfície e o meio com a qual entra em contato e é um problema que influencia diretamente o resultado das empresas de 3 maneiras

1 – Perdas de faturamento devido à paradas não programadas

2 – Altos custos de manutenção ocasionados pela frequente substituição de peças.

3 – Maior custo de fabricação devido a produção de itens defeituosos ocasionados por peças desgastadas.

Uma das maneiras mais eficientes e econômicas de evitar ou reduzir os danos em superfícies é através do uso de revestimentos metálicos ou cerâmicos. Eles possuem uma combinação de propriedades que atendam as especificações do cliente e reduzam o desgaste, seja abrasivo, corrosivo, adesivo ou erosivo. Existem uma infinidade de alternativas de revestimentos aplicáveis para redução dos desgastes e a assertividade da escolha depende muito do conhecimento do profissional de manutenção ou do projetista de um determinado produto.

Onde Aplicar o Carboneto de Cromo?

A liga de carboneto de cromo é uma das mais utilizadas como revestimento de superfície quando as condições são de intenso desgaste de natureza abrasiva e corrosiva, mesmo a altas temperaturas.

O carboneto de cromo é aplicado através do processo de aspersão térmica. Esta técnica ganha destaque por garantir alta densidade e baixa porosidade do revestimento. Geralmente essa liga é combinada com NiCr para garantir maior aderência no substrato.  Também é possível submeter os revestimentos de carboneto de cromo a processos posteriores, como retífica, pois possui boa usinabilidade.

As principais aplicações do revestimento de carboneto de cromo são na indústria petroquímica e e termelétricas (como por exemplo em tubos de caldeira) . É uma importante alternativa ao processo de cromo duro. Podem ser aplicados em hastes de válvulas, anéis de vedação, matrizes de conformação a quente, hastes para mandril, entre outros.

Peças de termelétricas revestidas com carboneto de cromo tiveram sua durabilidade incrementada em mais de 300%, com expressiva redução de custo operacional para o usuário.

Conheça os 3 principais benefícios do Carboneto de Cromo

Essa liga pode garantir importantes resultados para os processos industriais através dos 3 benefícios abaixo:

1 – Propriedades mecânicas: O revestimento de carboneto de cromo aplicado por aspersão térmica mantém a propriedade mecânica do metal base. Ele não é aplicado em alta temperatura (como num processo de soldagem, por exemplo) que proporciona a manutenção das propriedades metalúrgicas. Além disso não inclui hidrogênio na estrutura (como nos tradicionais processos de cromagem, por exemplo) que geraria fragilização do metal base.

2 – Resistência a corrosão: a presença de Cromo na liga promove maior proteção contra a corrosão, mesmo a altas temperaturas. Quando interage com o meio, forma uma película protetora, característica de um filme óxido passivo.

3 – Resistente a altas temperaturas: revestimentos de carboneto de cromo podem trabalhar em ambientes de até 850°C sem perder suas propriedades. Esse é um revestimento ideal para ambientes agressivos.

Preparamos um documento que contém informações técnicas detalhadas sobre o revestimento de carboneto de cromo, acesse o link abaixo para baixar o PDF.

Compartilhe este conteúdo:

Data Sheet - Carboneto de Cromo

Conheça todas as características técnicas do revestimento de Carboneto de Cromo.

ico-datasheet-2

Qual é a sua necessidade?

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Rijeza Metalurgia

    Revestimentos contra desgastes

    RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
    São Leopoldo – RS

    Desenvolvido por
    SiriusPrime

    Agradecemos pelo seu interesse!

    Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

    ×

    Olá!

    Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

    × Como podemos ajudá-lo?