O que é metalização? Definição e sua aplicação em componentes industriais.

O que é metalização? Sua aplicação em componentes industriais

Metalização é um nome genérico para designar vários processos de aplicação de revestimentos que têm, como principais funções, a proteção ao desgaste, à corrosão ou para fins decorativos. Por muitos anos os processos e técnicas que envolvem a metalização de peças e  componentes industriais vêm sendo aprimoradas para aumentar a eficiência, vida útil de peças e componentes e diminuir o impacto ambiental, como o método de aplicação por Aspersão Térmica.

A metalização proporciona às peças, uma camada sobre a superfície que age de forma protetiva. Em alguns casos essa camada é utilizada como sacrifício para o desgaste. Em outros, forma uma camada impermeabilizante para evitar o contato direto da peça com o meio corrosivo. Ainda, a metalização para fins decorativos oferece diversos acabamentos e texturas.

Processos de Metalização

Os processos de metalização abrangem diversos setores industriais, o mais comum deles é a galvanização que consiste na deposição eletrolítica de uma fina camada de revestimento. Como exemplo de galvanização a aplicação de cromo duro é muito utilizada, mas vem caindo em desuso pelo impacto ambiental negativo envolvido e no surgimento de processos que proporcionam maior durabilidade aos revestimentos. A imersão em banhos de metais fundidos, comumente chamada de galvanização a fogo, também é uma técnica muito utilizada, sendo a zincagem o processo mais comum. Ainda, PVD e CVD são processos que utilizam vapores e câmaras à vácuo para a deposição de filmes finos. Aspersão térmica é uma técnica que abrange diversos segmentos industriais e o princípio de aplicação é a projeção do revestimento a alta velocidade e temperatura. 

 

Metalização por Aspersão Térmica em componentes

A Aspersão Térmica consiste na projeção do revestimento, no estado fundido ou semifundido no componente a ser revestido. A versatilidade de aplicação de diferentes ligas torna essa técnica atrativa pois aumenta o leque de aplicações e segmentos atingidos. Hoje há à disposição ligas com elevada resistência ao desgaste abrasivo,  beneficiando o segmento agrícola que sofre severamente com este tipo de desgaste.

No segmento de geração de energia, os rotores de hidrelétricas sofrem desgaste erosivo a ponto de diminuir a eficiência e a troca do componente ser necessária em pouco tempo de operação. Neste caso, a aplicação de liga com elevada dureza diminui drasticamente as paradas de manutenção e os custos de operação.

A dureza do revestimento pode atingir 1400 HV, dependendo da liga utilizada. Aliada a baixa porosidade, torna a superfície do componente extremamente resistente. Na indústria de papel e celulose devido ao desgaste por abrasão ao qual os componentes são expostos, a metalização via aspersão térmica vem reduzindo o número de paradas de produção para manutenção.

Tendo em vista que a importância da questão ambiental, além de todas as outras vantagens, o processo de metalização por aspersão térmica gera menos resíduos em comparação a outros processos. Aqui na Rijeza a técnica utilizada é a High Velocity Oxygen Fuel, que oferece maior qualidade e precisão para peças e componentes.

Se você quer saber mais sobre o processo de metalização por Aspersão Térmica, preparamos um e-book com mais informações sobre o assunto. É só acessar o link abaixo.

Compartilhe este conteúdo:

Tudo o que você precisa saber sobre Aspersão Térmica

Este E-book trás informações para você ficar por dentro dos processos de desgastes em peças industriais e como preveni-los por meio de aspersão térmica e seus processos.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Avenida Parobé, 3815, Boa Vista
      São Leopoldo / RS – CEP 93150-015

      Desenvolvido por SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?