Veja como a aplicação de revestimentos contra desgaste pode melhorar o desempenho de distribuidores de fertilizantes na agricultura.

Um dos equipamentos mais utilizados no processo de adubação e que pode ter custos de uso reduzidos com revetimentos contra desgastes são os distribuidores de fertilizantes. O “centrífugo”  é constituído de um reservatório, um dosador e um distribuidor. Esse distribuidor lança o fertilizante e os corretivos sólidos através de palhetas. O fertilizante e os corretivos sólidos possuem muitas partículas sólidas e acabam gerando desgastes por erosão nas palhetas dos distribuidores.

A agricultura brasileira vem passando por mudanças drásticas e melhorando significativamente, e de forma muito rápida, a aplicação de tecnologias que aprimoram a produtividade e a qualidade na safra. O processo de adubação tem impacto direto nesse resultados.

Leia também: Silos de grãos: como aumentar a durabilidade

Aplicação de revestimentos contra desgastes em distribuidores de fertilizantes centrífugos – a nossa experiência

O desgaste das palhetas dos distribuidores de fertilizantes pode gerar enormes perdas para o produtor. Essa peça, quando desgastada, altera a homogeneidade da distribuição dos fertilizantes e dos corretivos sólidos na terra e o resultado vai ser uma disparidade no desenvolvimento e crescimento da cultura e a consequente perda de rendimento da safra.

 Uma das alternativas que o produtor encontra para amenizar o problema é a utilização de solda na região de desgaste. Essa é uma ação que, num primeiro momento, parece de baixo custo, mas o resultado é catastrófico.

A aplicação de solda impacta no perfil transversal de distribuição e ocasiona o mesmo problema já mencionado acima. Além disso, vai desbalancear o sistema e, como consequência, ocasionar o desgaste prematuro de engrenagens, eixos e rolamentos da caixa de acionamento dos discos.

Uma maneira de resolver esse problema melhorando o desempenho da adubação, com melhor produtividade e menor custo, é a aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio nas palhetas. Esse material tem uma resistência muito elevada a desgaste por erosão devido a sua elevada dureza. Atualmente, essas peças são fabricadas em aço carbono cementado ou em aço inox.

Os testes realizados apresentam um aumento de vida útil de 330 a 380% em relação aos materiais tradicionalmente utilizados em distribuidores de fertilizantes.

Os benefícios conquistados pela aplicação demonstrada acima são:

1 – Aumento da vida útil da peça em mais de 330 %, o que garante maior disponibilidade do equipamento para operação

2 – Redução do número de troca de peças em mais de 300%, que garante a redução de custo de manutenção dos equipamentos e aumento da rentabilidade do produtor

3 – Melhoria na qualidade da distribuição e consequente melhoria do resultado da safra.

Baixe a seguir o E-book Revestimentos Contra Desgastes de peças de Agricultura.

Compartilhe este conteúdo:

Revestimentos contra desgaste na agricultura

Conheça um pouco mais de que forma revestimentos contra desgaste aplicados por aspersão térmica podem ajudar a reduzir custos e aumentar a lucratividade da safra.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?