Você que é engenheiro de produto, sabe como especificar um revestimento contra desgaste?

Especificar corretamente um revestimento contra desgaste superficial pode gerar um retorno financeiro fantástico, tanto para o fabricante, como para o usuário. Caso contrário, o prejuízo é garantido.

É bem comum identificarmos situações nas quais o engenheiro não fez uma boa escolha do material a ser aplicado na superfície de uma peça. E esse fato é bastante compreensível se levarmos em consideração que ninguém é obrigado a ter um conhecimento aprofundado de tudo.

Especificar um revestimento contra desgaste de peças pode exigir sim um determinado conhecimento, mas se o profissional de engenharia levar em consideração os seguintes pontos, as chances de acerto são potencializadas. Veja a seguir alguns pontos que consideramos mais importantes:

1 – AMBIENTE: Verifique as condições ambientais nas quais essa superfície será exposta. A temperatura de trabalho é alta (acima de 400º C)? Existem ligas para diferentes temperaturas de trabalhos. Ligas para altas temperaturas conseguem manter as características técnicas nesses ambientes.

2 – SUPERFÍCIE: A superfície da peça vai trabalhar em movimento relativo contra outra superfície? Qual o material da superfície oposta? Ela possui rugosidade alta ou baixa? Materiais similares, operando em movimento relativos, podem sofrer desgaste por adesão.

3 – CARGA: Existem cargas pontuais na superfície a ser revestida? Se for o caso, a aplicação de revestimentos não é a melhor escolha. Nesse caso, os tratamentos térmicos podem ser uma boa alternativa.

4 – CORROSÃO: O meio é corrosivo? Qual é o agente corrosivo? Nenhum material é resistente a todos os meios corrosivos. Cada material é resistente a um meio.

5 – ESPESSURA DO REVESTIMENTO: O ambiente agressivo pode sim requerer uma espessura de revestimento mais elevada. Porém, cuidado. Nem todas as ligas conseguem ser aplicadas em camadas muito espessas. Em alguns casos, o excesso de material pode resultar em custos maiores e redução do nível de aderência devido a tensões residuais.

Quer saber mais? Baixe a seguir o E-book Ligas Metálicas para Revestimentos Contra Desgastes.

Compartilhe este conteúdo:

E-Book Ligas Metálicas para Revestimentos Contra Desgastes

Nesse E-book você vai encontrar a descrição técnica das ligas metálicas utilizadas para proteção contra desgastes por abrasão, corrosão, erosão e cavitação. São apresentadas as suas características técnicas, aplicações e gráfico de diferenças de resistência ao desgaste por abrasão de acordo com a norma ASTM G76.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?