O cobre tem grande versatilidade devido a sua diversidade de propriedades, tendo vários benefícios quando aplicado como revestimento. Confere resistência a corrosão em diferentes atmosferas, inclusive salinas, sendo muito utilizado em componentes expostos à água do mar.
A principal funcionalidade do revestimento de cobre é a proteção contra a o desgaste por corrosão, a partir da formação de filme passivo de óxido quando exposto à atmosfera. Porém, em situações de desgaste abrasivo, principalmente em superfícies com contato metal-metal, o revestimento de cobre apresenta ótimo desempenho. Também apresenta bons resultados de resistência à cavitação e desgaste por deslizamento.
Devido a alta ductilidade, microestrutura de alta coesão e baixa tensão residual é possível aplicar camadas mais espessas. Pode-se aplicar camadas de até 1 mm de espessura, o que torna seu uso viável em casos de recuperação dimensional de peças.
As principais aplicações do revestimento de cobre estão associadas às propriedades de resistência ao desgaste e à corrosão como, por exemplo, em bombas, eixos, hélices em Bz-Al, revestimento e placagens de peças em aços carbono e/ou ferro fundido, aumento da condutividade elétrica em rolos de recozimento de aciarias e brasagem de camadas de cobre sobre dissipadores de calor de alumínio. O setor hospitalar também tem grande potencial na utilização deste revestimento, pelo seu poder antimicrobiano mesmo após o uso de produtos de limpeza. Estudos atualizados mostram que o revestimento de cobre pode inclusive auxiliar na prevenção da transmissão da Covid 19.
Devido à característica antimicrobiano, o revestimento de cobre também vem sendo muito utilizado em peças de equipamentos que trabalham imersas na água. Ele inibe a formação da craca e evita uma série de problemas técnicos e prejuízos para as empresas.
Pode ser aplicado em diversos materiais base e após etapa de usinagem ou retífica, apresenta excelente acabamento com rugosidade (Ra) em torno de 2 a 3 µm. Entretanto, não deve ser aplicado em tubos de aço inoxidável e titânio, devido a formação de corrosão galvânica.