O RW1000 é um revestimento desenvolvido pela Rijeza para aplicações em peças que necessitam suportar desgastes por abrasão e impacto em ambientes com temperaturas superiores a 900ºC. Ele é aplicado por processo de soldagem e tem algumas características que resultam em importantes benefícios para os componentes que utilizam esse material.
O revestimento RW1000 é um revestimento com carbonetos em uma matriz de cobalto. Possui estrutura bastante densa e uma dureza de aproximadamente 40 HRC. Diferente de outros materiais, esse revestimento consegue manter as características de resistência nos ambientes citados acima. Existem materiais com dureza mais elevada, mas que se degradam quando submetidos à temperatura.
Resistência à Corrosão
O RW1000 apresenta boa resistência à oxidação do SO2 (dióxido de enxofre). Esse gás é liberado em processos de fundição de alumínio, em termelétricas, processo de fabricação de papel e do ácido sulfúrico. Está presente também em gases resultante da queima de combustíveis fósseis. Esse revestimento também suporta corrosão de partículas fundidas de cobre, mas não suporta partículas fundidas de zinco e alumínio. Ele é também resistente ao vidro fundido. Resiste muito bem ao ácido nítrico concentrado em alta temperatura e ao ácido sulfúrico diluído.
Onde utilizar o RW1000
Esse revestimento, apesar de ter uma ótima resistência à corrosão, foi desenvolvido especialmente para aplicação em peças que trabalham submetidas ao desgaste por abrasão em temperaturas acima de 950ºC, nos processos de produção de aço. Durante o processo de laminação, o aço passa em alta velocidade sobre uma linha de rolos. Esses componentes sofrem desgaste severo e necessitam ser substituídos com frequência. Ele também é aplicado em chapas de desgaste dos equipamentos desse mesmo processo.
Esse revestimento não é aplicável para resistência à corrosão em temperaturas inferiores a essas para o qual o RW1000 foi projetado. Para ambientes de temperaturas inferiores existem outros materiais com propriedades importantes.