Como melhorar a disponibilidade de equipamentos durante a safra

Com as janelas de plantio e colheita cada vez menores, a necessidade de aumentar a disponibilidade das máquinas e implementos agrícolas torna-se essencial para o sucesso do produtor agrícola. As perdas ao se ter o plantio ou colheita interrompido por desgastes no equipamento são bem superiores aos custos de uma boa manutenção preventiva e da utilização de peças de qualidade.
As máquinas e implementos têm papel importante na produtividade e qualidade do plantio e o olhar volta-se para o mercado de peças de reposição. O ambiente ao qual estão expostos estes equipamentos  (em contato com partículas sólidas e fertilizantes), acelera a sua degradação. Peças importantes no processo agrícola sofrem desgastes e ocasionam 3 grandes problemas para os produtores:

1 – Redução da disponibilidade: A necessidade de parada para troca de peças gera perda de tempo de produção durante a janela de plantio.

2 – Produtividade da safra: Produzir com peças desgastadas pode prejudicar o resultado do plantio ou retardar o período necessário para colheita, por exemplo.

3 – Aumento de custos de manutenção: A necessidade de troca de peças desgastadas aumenta os custos de manutenção do proedutor e reduz a lucratividade.

Diversas estratégias podem ser adotadas para aumentar a vida útil de peças agrícolas. Uma das que tem tido importantes resultados é a aplicação de revestimentos contra desgastes nas regiões de maior impacto. O revestimento de carboneto de tungstênio, por exemplo, possui excelente resistência ao desgaste por abrasão.

A grande vantagem da aplicação de revestimentos é que ele consegue resolver o problema de desgaste de uma grande variedade de peças e em diversos tipos de ambientes.

Um exemplo dessa aplicação são os raspadores de discos, utilizados para limpar o disco da plantadeira. A aplicação do revestimento de carboneto de tungstênio nessa peça aumentou a sua vida útil em mais de 600%. O produtor obteve 3 resultados importantes:

1 – Redução da necessidade de paradas para troca: Apesar de ser uma peça de baixo valor agregado, substituir essa peça durante o planio é demorado.

2 – Melhoria do rendimento da peça: A peça com revestimento trabalha com rendimento operacional bastante superior ao de uma peça que tem processo de desgaste iniciado.

3 – Redução do custo de manutenção: A redução da necessidade de substituição reduziu pela metade o custo de substituição desse tipo de peça.

Quer conhecer outras aplicações na agricultura? Veja a seguir o e-book Revestimentos Contra Desgastes de peças agrícolas.

Compartilhe este conteúdo:

Revestimentos Contra Desgastes para a Indústria Agrícola

Esse e-book apresenta um Estudo de Caso de aplicação de revestimento contra desgaste em peça de implemento agrícola, assim com apresenta diversas aplicações para equipamentos de plantio e colheita.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Avenida Parobé, 3815, Boa Vista
      São Leopoldo / RS – CEP 93150-015

      Desenvolvido por SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?