Com as janelas de plantio e colheita cada vez menores, a necessidade de aumentar a disponibilidade das máquinas e implementos agrícolas torna-se essencial para o sucesso do produtor agrícola. As perdas ao se ter o plantio ou colheita interrompido por desgastes no equipamento são bem superiores aos custos de uma boa manutenção preventiva e da utilização de peças de qualidade.
As máquinas e implementos têm papel importante na produtividade e qualidade do plantio e o olhar volta-se para o mercado de peças de reposição. O ambiente ao qual estão expostos estes equipamentos (em contato com partículas sólidas e fertilizantes), acelera a sua degradação. Peças importantes no processo agrícola sofrem desgastes e ocasionam 3 grandes problemas para os produtores:
1 – Redução da disponibilidade: A necessidade de parada para troca de peças gera perda de tempo de produção durante a janela de plantio.
2 – Produtividade da safra: Produzir com peças desgastadas pode prejudicar o resultado do plantio ou retardar o período necessário para colheita, por exemplo.
3 – Aumento de custos de manutenção: A necessidade de troca de peças desgastadas aumenta os custos de manutenção do proedutor e reduz a lucratividade.
Diversas estratégias podem ser adotadas para aumentar a vida útil de peças agrícolas. Uma das que tem tido importantes resultados é a aplicação de revestimentos contra desgastes nas regiões de maior impacto. O revestimento de carboneto de tungstênio, por exemplo, possui excelente resistência ao desgaste por abrasão.
A grande vantagem da aplicação de revestimentos é que ele consegue resolver o problema de desgaste de uma grande variedade de peças e em diversos tipos de ambientes.
Um exemplo dessa aplicação são os raspadores de discos, utilizados para limpar o disco da plantadeira. A aplicação do revestimento de carboneto de tungstênio nessa peça aumentou a sua vida útil em mais de 600%. O produtor obteve 3 resultados importantes:
1 – Redução da necessidade de paradas para troca: Apesar de ser uma peça de baixo valor agregado, substituir essa peça durante o planio é demorado.
2 – Melhoria do rendimento da peça: A peça com revestimento trabalha com rendimento operacional bastante superior ao de uma peça que tem processo de desgaste iniciado.
3 – Redução do custo de manutenção: A redução da necessidade de substituição reduziu pela metade o custo de substituição desse tipo de peça.
Quer conhecer outras aplicações na agricultura? Veja a seguir o e-book Revestimentos Contra Desgastes de peças agrícolas.