Ferro Alto Cromo é um revestimento base ferro com alta concentração de cromo tendo uma densidade bastante elevada e é muito resistente à desgaste combinados de abrasão, corrosão e erosão, mesmo sendo utilizado em altas temperaturas. Ele é tradicionalmente aplicado por Aspersão Térmica e pode ser aplicado com espessuras de até 2 mm.
A composição química desse material também proporciona que ele seja utilizado em componentes que sofrem ação da oxidação pela exposição em altas temperaturas. Pode ser utilizado para recomposição de válvulas que trabalham nesses ambientes.
É uma excelente barreira à corrosão, especialmente em meios de íons de cloretos. Pode ser utilizado como substituto do cromo duro como revestimento contra desgaste.
Principais aplicações desse revestimento: Tubos de caldeira, peças de equipamento da indústria de papel e celulose, silos de grãos e recuperação dimensional de peças.
O revestimento de Ferro Alto Cromo possui dureza elevada devido à formação de carbonetos complexos na sua microestrutura. A sua rugosidade no estado “como aplicado” é elevada, chegando a 15 Ra. Essas duas características de dureza e rugosidade permite que ele seja utilizado também como recurso para aumentar o atrito em ferramentas de conformação. Esse atrito evita que a chapa que está sendo dobrada escorregue na ferramenta. Ele é amplamente utilizado com essa mesma finalidade em indústrias fabricantes de papel higiênico, em rolos para tracionar o produto.
As características de resistência à corrosão desse revestimento ainda podem ser bastante incrementada com a aplicação de selantes. Esses materiais penetram nas porosidades do revestimento (que são inerentes ao processo de aplicação) por capilaridade. Eles vão criar uma barreira que inibe que o meio corrosivo alcance o substrato por meio desses poros.
Não recomendamos que o revestimento de ferro cromo seja utilizado em ambientes que possuem impactos de partículas sólidas no substrato. Esse fenômeno pode ocasionar o desplacamento do revestimento durante o uso.