O pistão homogeneizador de leite sofre severo desgaste por abrasão devido ao movimento relativo e o contato direto com o elemento de vedação. Esse mecanismo de desgaste atuante nesse componente provoca perda de eficiência do equipamento com consequente necessidade de parada para substituição.
O equipamento para homogeneizar leite nada mais é do que uma bomba de pistões. O objetivo do processo de homogeneização é melhorar a qualidade do produto para o cliente, com a redução da formação de nata, melhoria do sabor e do aspecto do produto.
A aplicação de revestimentos contra desgastes aplicados por processo de Aspersão Térmica é uma importante alternativa para recuperar e aumentar a vida útil desse componente essencial no processamento do leite. Uma peça revestida com essa tecnologia tem sua durabilidade sensivelmente aumentada com importantes reduções de custos.
Nesse estudo de caso apresentamos como a aplicação dos revestimentos contra desgastes contribuem para melhorar a disponibilidade dos equipamentos de processamento de leite com confiabilidade para a gestão da manutenção.