Carboneto de Cromo

O Carboneto de Cromo é um revestimento que possui uma matriz de Níquel Cromo que promove excelente resistência à corrosão e à oxidação mesmo em altas temperaturas, aumentando consideravelmente a vida útil de peças que trabalham nessas condições. Ensaios de corrosão realizados de acordo com a norma ASTM B117 apresentaram resistência de 1000 horas a esse tipo de ambiente.

O revestimento de Carboneto de Cromo é resistente a temperaturas de até 850 ºC, onde mantém inalteradas suas propriedades de resistência ao desgaste por abrasão e erosão. Se caracteriza por um revestimento muito denso e de baixíssima porosidade.

Esse material é aplicado através de processo de aspersão térmica hipersônica, com espessuras que podem chegar a 0.5 mm. A sua matriz metálica também permite que o revestimento aplicado tenha certa flexibilidade. Essa característica permite que esse material seja aplicado em componentes que, durante o uso, estão sujeitos a um determinado nível de deformação.

Onde utilizar o Carboneto de Cromo?

1 – componentes de indústrias termelétricas: Peças como válvulas são expostas a temperaturas elevadas e sofrem com oxidação e desgaste por abrasão. O revestimento de carboneto de cromo evita a formação de óxidos na superfície e incrementa a durabilidade do componente em mais de 600%

2 – Componentes de equipamentos de indústria petroquímica: Esse material também pode ser utilizado como um substituto do revestimento de cromo duro em componentes como hastes hidráulicas, por exemplo.

3 – Indústria de Alimentos: Essas empresas necessitam de materiais que aguentam desgaste por abrasão, corrosão dos materiais utilizados na limpeza dos equipamentos e não geram contaminação nos produtos produzidos. Pode ser citado como exemplo buchas de desgaste, pistão de homogeneizadores, hastes hidráulicas, entre outros.

– Onde não utilizar esse revestimento?

Esse material não é recomendado para superfícies que estão sujeitas à impactos de partículas sólidas. Não suporta também qualquer outro tipo de impacto, como em ferramentas de estamparia. Não deve ser utilizado em superfícies que sofrem cargas pontuais, como em uma pista de rolamento, por exemplo.

Características

  • Micro Dureza: 950 à 1200 HV
  • Porosidade: < 1%
  • Temperatura máxima de trabalho: 850°C
  • Resistência ao Salt Spray: > 1000 horas
  • Adesão: > 12.000 Psi
  • Camada máxima: 0,5mm

Datasheet

Conheça as características técnicas, benefícios, aplicações e limitações do revestimento de Carboneto de Cromo.
ico-datasheet

Perguntas frequentes

Confira quais são as questões mais frequentes relacionadas a este tipo de revestimento:

Não deve ser utilizada em ambientes que contenham materiais ácidos. O carboneto de cromo não resiste à impactos.
O carboneto de cromo também pode ser utilizado como substituto do cromo duro devido as suas características técnicas serem superiores ao desse revestimento. No entanto é muito indicado para peças que trabalham em altas temperaturas, como, por exemplo, peças da indústria siderúrgica, termelétricas e cimenteiras. Exemplos: guias, hastes hidráulicas, pás de ventiladores, tubos de caldeiras.
O carboneto de cromo é recomendado para ambientes que necessitam resistir ao desgaste em temperaturas elevadas.
O carboneto de cromo pode trabalhar em temperaturas de até 850 graus centígrados.

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?