Stellite 6

O revestimento de Stellite 6 é uma liga formada por carbonetos dispersos em uma matriz cobalto cromo que pode ser aplicada em superfícies que sofrem com mecanismos de desgastes combinados. Ele é projetado para trabalhos especialmente em temperaturas superiores a 500ºC. Possui excelente resistência à oxidação e abrasão e consegue manter essas características quando exposto a essa faixa de temperatura. A sua estrutura é bastante densa, com baixíssima porosidade e possui excelente aderência ao substrato.

Para entender mais, leia também: Mecanismos de Desgastes

O potencial elétrico do Stellite 6 em água salgada, a temperatura ambiente, é de -0.25 V. Assim como o aço inoxidável, sua primeira forma de corrosão em meios com cloretos  é a corrosão por pites e não sofre uma corrosão generalizada. Sua perda de massa em água salgada, a uma temperatura de 22ºC é de 0.05 mm por ano.

Esse revestimento possui molibdênio na sua composição, que possui como característica de ser um lubrificante sólido e proporciona a ele uma excelente resistência ao desgaste por adesão (ou desgaste por galling). Muito utilizada em sedes de válvulas do tipo esfera e gaveta pois possui baixo coeficiente de atrito. Outras aplicações são: hastes de válvulas de turbinas termelétricas, eixos e rolamentos de bombas e moldes de injeção.

Esse revestimento, aplicado por aspersão térmica hipersônica, possui vantagens quando comparado com a aplicação por soldagem. Ele pode ser aplicado com espessuras bastante inferiores e com o mesmo nível de características técnicas. Além disso, o tempo de aplicação e acabamento é bem inferior e vai proporcionar um revestimento com mesmas características e custo inferior.

O revestimento de Stellite 6, aplicado pelo processo de aspersão térmica, não pode ser submetidos a impactos de partículas sólidas.

Muito embora ele tenha uma boa resistência à abrasão, não recomendamos a sua utilização para superfícies expostas a temperaturas inferiores a 300ºC. Para esse ambiente, existem outras ligas que podem proporcionar melhores resultados.

 

Características

  • Dureza: 450 à 650 HV
  • Porosidade: < 1%
  • Temperatura de trabalho: 320 à 600°C
  • Adesão: > 10.600 PSI
  • Camada máxima: 0,7 mm

Datasheet

Conheça as características técnicas, benefícios, aplicações e limitações do revestimento de Stellite 6.
ico-datasheet

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?