O revestimento de carboneto de tungstênio ou carbeto de tungstênio é uma liga composta metal cerâmico, de alta densidade, baixa porosidade e elaborada para aplicação em ambientes agressivos nos quais a superfície das peças são submetidas a desgaste por abrasão e erosão severos. Ele é formado por uma matriz (ligante) de cobalto e é aplicado por processo de aspersão térmica hipersônica.
O processo de aplicação do revestimento de carboneto de tungstênio permite que a camada aplicada tenha um nível de aderência bastante elevado.
O Revestimento de Carboneto de Tungstênio é altamente resistente aos desgastes por abrasão, adesão, erosão e desgaste por deslizamento em baixa temperatura (temperatura máxima de trabalho é de 450ºC) devido à dureza dos carbonetos ser bastante elevada e a adição de ligantes diminuírem sua fragilidade.
Você conhece as aplicações do Carboneto de Tungstênio?
Devido às características mencionadas, esse revestimento é apto para trabalhar especialmente em ambientes secos e com temperaturas inferiores a 450ºC. Podemos citar como exemplos, pás de exaustores, ferramentas de conformação a frio, sedes de selos mecânicos.
O revestimento de carboneto de tungstênio é também bastante aplicado em componentes de equipamentos de indústria de cimento. Nesse processo, as superfícies dos componentes são muito exigidas devido ao elevado nível de partículas duras e finas e trabalham em dentro da faixa de temperatura aceitável para essa liga.
Esse revestimento também possui elevadíssima resistência à erosão. Esse tipo de desgaste é encontrado em pás de exaustores, palhetas de turbinas de jateamento, roscas transportadoras de grãos, entre outros.
Você sabe onde não deve utilizá-lo?
O revestimento de carboneto de tungstênio não possui união metalúrgica com o substrato. Isso quer dizer que ele não pode ser submetido a situações de impacto (como em britadores, ferramentas de estamparia, ferramentas de corte, etc). Ele também não pode ser aplicado em situações que ocasionam cargas pontua
Não aplique o carbeto de tungstênio em peças que trabalhem em ambientes abrasivos ou erosivos com temperaturas superiores a 450ºC. Nesse ambiente, o revestimento vai sofrem processo de oxidação e as suas propriedades de resistência vão ser rapidamente comprometidas
Esse revestimento não é recomendável para ambientes corrosivos.