Haste polida com Carboneto de Tungstênio

A haste polida é utilizada nas unidades de bombeio mecânico de petróleo. Ela tem como principal função fazer a vedação do poço. Essas hastes trabalham em movimento alternativo e ficam em contato direto com a gaxeta. São utilizadas por empresas como a Petrobrás.

A haste polida é normalmente fabricadas em aço carbono ligado, com revestimento de cromo duro. Também podem ser fabricadas em aço inox. As hastes, quando cromadas, normalmente sofrem corrosão por pites devido aos poços estar em regiões litorâneas. Além disso, o cromo duro pode reduzir a resistência mecânica do componente devido à inclusão de hidrogênio na estrutura. O cromo duro também sofrem desgaste por abrasão. As hastes fabricadas em aço inox normalmente sofrem bastante desgaste abrasivo, além de possuir menor resistência mecânica.

O desgaste abrasivo ocasionado pela ação de partículas sólidas que se prendem na gaxeta acarreta em vazamentos nos poços de petróleo, que podem gerar grandes perdas de produção para os produtores, gera passivos ambientais e elevados custos de manutenção. A substituição desses componentes requerem equipamentos de alto custo e as paradas podem ser longas. O processo de retomada de produção também é lento.

A Rijeza desenvolveu uma haste polida fabricada em aço liga com revestimento de carboneto de tungstênio cromo. A camada do revestimento aplicado na haste tem dureza elevadíssima e proporciona resistência à abrasão e corrosão até 10 vezes superior à hastes cromadas e de aço inoxidável. Além disso, possui baixíssima porosidade que inibe o início de processos corrosivos. A baixa rugosidade obtida também melhorou o desempenho da peça no que diz respeito a desgaste abrasivo. As hastes colocadas em operação não sofreram desgaste por corrosão por pites e a durabilidade foi superior a 1000%

O cliente reduziu drasticamente o custo de intervenção nos poços, o custo de reposição de peças e consequentemente o custo operacional. O nível de disponibilidade do equipamento de produção teve forte incremento.

Carboneto de Tungstênio

Conheça as características técnicas, benefícios, aplicações e limitações do revestimento de Carboneto de Tungstênio.

ico-datasheet-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Revestimentos relacionados

      Confira quais são os tipos de revestimentos relacionados a esta aplicação:

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?