Turbina Francis – Rotores, tampas e pás diretrizes

Revestimento aplicado:

Desgastes relacionados:

Mercados atendidos:

Sobre esta aplicação

A turbina Francis é o modelo de turbinas mais utilizados nas usinas hidrelétricas. Nessa modelo de turbina a água entra por um tubo espiral com seção decrescente. Ela ganha pressão e velocidade e  é direcionada para o rotor através de pás diretrizes. Devido à sua grande versatilidade e eficiência, esse modelo de turbina é utilizado em CGHs, PCHs e UHEs, com rotores que variam de 0,5 metros até 12 metros de diâmetro. Nesses casos, os rotores podem pesar até 300 toneladas.

Os principais mecanismos de desgastes encontrados na turbina Francis são a erosão, cavitação e abrasão. A erosão e cavitação são encontrados nos rotores, tampas e pás diretrizes, enquanto que a abrasão é encontrado, na maioria das vezes, no eixo onde é montado o rotor.

O desgaste por erosão é o mais abundante por que existem muitas partículas de areia na água. Elas impactam a superfície do rotor, tampas e palhetas diretrizes e removem material. O desgaste é tão expressivo que o rotor, em alguns casos, perde o balanceamento e acaba acarretando em problemas bastante graves para o conjunto.  Além disso, a turbina vai ter uma expressiva perda de eficiência, que grandes perdas de faturamento para as empresas geradoras.

O revestimento mais apropriado para resolver os problemas de desgaste das peças de uma Turbina Francis é o Carboneto de Tungstênio Cromo. Ele possui dureza bastante elevada capaz de suportar o impacto de partículas sólidas. Além disso, as partículas sólidas impactam a superfície das peças em um ângulo raso, o que potencializa a resistência à esse mecanismo de desgaste pela liga aplicada. Um grande case de sucesso dessa aplicação foi na Central Hidrelétrica Fruteiras, que teve a durabilidade de alguns de seus componentes aumentada em mais de 300%. Esse incremento reduziu sensivelmente o custo de manutenção desse equipamento, além de ter proporcionado uma maior disponibilidade para geração. Abaixo disponibilizamos o material técnico em pdf que apresenta o resultado dessa aplicação.

 

Estudo de Caso - Aumento de Durabilidade em PCH

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Revestimentos relacionados

      Confira quais são os tipos de revestimentos relacionados a esta aplicação:

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?