O que é desgaste por erosão? Como prevenir?

Aspecto do desgaste por erosão

Você conhece o desgaste por erosão? O desgaste é a perda progressiva de um material devido ao movimento relativo entre a superfície e a substância com a qual este entra em contato. Existem diversos tipos de desgastes, sendo por fadiga (de contato, térmica e curva S-N), fricção, cavitação, adesão, abrasão e também por erosão, que é o que falaremos hoje. O entendimento desse mecanismo de desgaste é importante para todo o profissional que especifica materiais para componentes de máquinas por que ele se assemelha muito com o desgaste por abrasão. A confusão desses dois conceitos pode levar o profissional a erros que podem gerar sérios danos ao componente e ao equipamento.

O que é desgaste por erosão?

O Desgaste por Erosão é caracterizado pela remoção de material pela impacto na superfície de partículas sólidas presentes em um determinado fluído. Esse tipo de desgaste é encontrado em peças de máquinas tais como pás de ventiladores e exaustores industriais, pás de turbinas de hidrelétricas, distribuidores de adubos, tubulações, entre outros.

No desgaste por erosão em algumas situações a peça chega a furar e perder a eficiência no processo e parar o equipamento.

Como prevenir?

O primeiro passo para prevenir o desgaste erosivo é entender identificar o fluído, o agente erodente e o material base da peça. Quanto mais a partícula que está gerando o desgaste estiver impactando a superfície em ângulos baixos, mais propenso é a utilização de materiais duros, como, por exemplo, superfícies de pás de turbinas. Nesse caso, a utilização de revestimentos aplicados por aspersão térmica é uma alternativa viável. Se a temperatura de trabalho for interior a 400º C o Carboneto de Tungstênio é o material mais adequado. Para ambientes com temperaturas superiores a 400ºC recomenda-se a utilização do Carboneto de Cromo.

Assista esse conteúdo em vídeo também:

Conheça mais sobre o desgaste por erosão acessando o estudo de caso abaixo e evite esse tipo de problema em suas peças.

Compartilhe este conteúdo:

Desgaste por erosão: Entenda como ele ocorre

Esse material apresenta o conceito de desgaste por erosão e um exemplo da indústria pra você poder entender mais como esse mecanismo de desgaste atua sobre a superfície de peças.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Avenida Parobé, 3815, Boa Vista
      São Leopoldo / RS – CEP 93150-015

      Desenvolvido por SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?