Bombeamento de polpa de minério e durabilidade de bombas

Bombeamento de polpa de minério

As bombas de polpa são amplamente utilizadas na indústria da mineração para o bombeamento de polpa minério. Junto às bombas de polpa, são utilizadas vedações com o objetivo de impedir a passagem dos fluídos de um meio de alta pressão para outro meio.

A presença dos produtos do minério nesses elementos de estancamentos, acaba prejudicando o correto funcionamento do sistema de bombeamento, acelerando o desgaste dos eixos, das luvas de proteção ou de outros elementos mecânicos de vedação.

A caixa de gaxetas é o principal dispositivo de vedação utilizado nesse tipo de bomba. As gaxetas são elementos de estrutura flexível, que quando submetidas à ajustagem por meio de compressão, se adaptam ao diâmetro do eixo ou da luva.

O aperto demasiado das gaxetas provoca aumento de atrito com a luva ou eixo, podendo ocasionar maior desgaste e aquecimento. A presença de elementos abrasivos nas gaxetas, geralmente provenientes do fluído a ser bombeado, formam um elemento de desgaste para o eixo semelhante ao polimento.

Redução do Desgaste Abrasivo no Bombeamento de Polpa de Minério

Em todas essas situações de deterioração da vedação, o principal mecanismo de desgaste é a abrasão, que consiste em partículas rígidas (abrasivas) que são forçadas contra uma superfície sólida. Ela é responsável pelo desgaste acelerado dos eixos das bombas ou das luvas que o protegem.

Como a abrasão é provocada por partículas rígidas, e a polpa é um elemento abrasivo, é importante o emprego de materiais de maior dureza nesses componentes mecânicos. Neste sentido, os revestimentos duros de carbonetos de tungstênio têm se mostrado como uma eficiente alternativa no combate do desgaste das luvas e dos eixos do sistema de bombeamento.

Leia também: Bombas Centrífugas – Estudo de Caso

Esta forma, é possível listar três grandes ganhos com o emprego desses materiais:

– Redução de custo de peças de reposição. Com o aumento da vida útil das luvas e dos eixos, a vida útil das gaxetas também aumenta.

– Diminuição do custo de manutenção. Diminuindo a necessidade de troca das peças de reposição, reduz a disponibilidade das pessoas do service para a execução das trocas.

– Maior disponibilidade dos equipamentos. Na mineração, a maior perda é a perda decorrente das paradas dos equipamentos necessários para a produção e geração de valor.

É essencial que todas essas perdas sejam combatidas. Com o emprego dos corretos materiais, é possível aumentar a produtividade e a disponibilidade dos sistemas de bombeamento, e consequentemente, o incremento da produtividade na indústria do minério.

Veja a seguir como a boa seleção de materiais pode aumentar a vida útil de peças em mais de 1000%.

Compartilhe este conteúdo:

Como uma boa seleção de materiais pode aumentar a vida útil de peças em mais de 1000%?

Você conhece o potencial de aumento de vida útil você pode ter com a aplicação de revestimentos contra desgastes? Veja o potencial nessa apresentação. Se você não identificar a sua situação, veja como você pode fazer o teste, de forma gratuita.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?