Carboneto de Cromo ou Cromo Duro? Frequentemente somos questionados a respeito dos diversos materiais que podem ser utilizados como revestimento para aumentar a qualidade na fabricação de produtos e, acima de tudo, a vida útil dos equipamentos.
Notamos que uma das dúvidas mais recorrentes é em relação a esses dois materiais. Uma coisa é certa: Ambos os revestimentos melhoram o desempenho frente ao desgaste dos equipamentos!
Os revestimentos contra desgaste, quando escolhido com os materiais apropriados, impactam diretamente em fatores como vida útil dos equipamentos, qualidade e retrabalho dos produtos acabados, e diminuem as paradas para manutenção corretiva.
Leia aqui: Revestimentos contra Desgastes, como especificar?
Para saber qual a melhor escolha quando se fala de carboneto de cromo ou cromo duro é importante que se tenha conhecimento das características técnicas de cada um, assim como as suas limitações para a indústria.
Por exemplo, em uma atmosfera corrosiva, o Carboneto de Cromo pode resistir até 300% mais horas que o Cromo Duro, mantendo a mesma resistência à abrasão ou até mesmo superior ao Cromo Duro.
Em ambientes com alta temperatura, o carboneto de cromo tem desempenho bastante superior por mater as suas propriedades em ambientes de até 1000 ºC.
Note que nos dois exemplos acima a relação pende muito mais para um lado na comparação carboneto de cromo ou cromo duro.
Mas afinal, o que são esses revestimentos? Qual dos dois possui o melhor desempenho? Em qual situação eles devem ou não ser aplicados? Qual é o custo de revestir meus componentes com esses materiais?
No link abaixo você encontra um material que preparamos pra você esclarecer todas essas questões.