O cone de reenvio é uma peça bastante importante no processo de aplicação do verniz no fio de cobre. É ele que direciona o fio no processo e para que ele tenha um bom desempenho, é importante que os seus canais sejam homogêneos e com baixa rugosidade.
O cone de reenvio é fabricado em alumínio e originalmente revestido com material cerâmico para obter resistência ao desgaste por abrasão. O fio passa sobre a superfície dos canais do cone de reenvio em velocidade superior a 200 m/minuto. O atrito gerado entre o fio e a superfície ocasiona severo desgaste por abrasão.
O desgaste por abrasão da superfície por onde passa o fio ocasiona 3 grandes problemas para o fabricante, sendo:
1 – Produção de produto defeituoso: A superfície degradada gera uma aplicação desuniforme do verniz, com geração de bolhas e perda da capacidade de isolamento elétrico.
2 – Parada de máquina: A peça desgastada necessita ser substituída para evitar que produtos sejam produzidos abaixo do padrão de qualidade e como consequência existe uma redução da disponibilidade de máquina para produção de do indicador OEE.
3 – Custos de manutenção. A frequente substituição de peças aumenta o custo de manutenção da empresa.
Para reduzir os problemas apresentados, foi desenvolvido o processo de recuperação do cone de reenvio. O processo consiste em remover o revestimento cerâmico remanescente, homogeneizar a superfície, gerar uma rugosidade com processo de jateamento, aplicar o revestimento e realizar o acabamento.
Na primeira tentativa realizada o resultado da aplicação não foi boa devido a rugosidade da superfície ter ficado acima do necessário para o processo. O fabricante não conseguiu realizar a aplicação do verniz dentro dos padrões de qualidade exigidos.
Foi então desenvolvido um processo de acabamento com diamante para conseguir reduzir a rugosidade da superfície de contato do cone com o fio.
O revestimento aplicado foi uma liga de carboneto de tungstênio aplicado por processo robotizado. Esse material possui uma elevadíssima resistência ao desgaste por abrasão.
O fabricante colocou o cone de envio com revestido a com rugosidade baixa em operação. Os resultados obtidos foram os seguintes:
1 – Redução do custo de manutenção. O processo desenvolvido permitiu a realização da recuperação de peças desgastadas. O processo de recuperação possui custo bem inferior ao preço de uma peça nova. Sem falar no tempo de reposição.
2 – Aumento da disponibilidade do equipamento: O revestimento aplicado possui resistência à abrasão bastante superior ao revestimento original e incrementou a vida útil da peça. O resultado ainda não é conclusivo por que até o momento da realização desse texto a peça continuava em operação.
3 – Redução das não conformidades: O aumento da vida útil reduziu a produção de fio fora de especificação.
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