Inúmeros profissionais de engenharia de produto e da engenharia de manutenção nos procuram diariamente solicitando para saber o preço da aplicação de revestimentos em peças. Em muitos casos querem substituir o revestimento de cromo duro aplicado em suas peças. E a dúvida principal na substituição é Cromo Duro ou Carboneto de Tungstênio e se terão algum benefício nesta troca.
Sim, o revestimento de carboneto de tungstênio proporciona muitos benefícios, mas é importante que o profissional conheça as principais diferenças entre os dois materiais para poder ter certeza de que está realizando a melhor escolha para a sua aplicação.
Identificamos 2 diferenças que considero importante que todo engenheiro de produto e de manutenção conheça:
1 – Resistência ao desgaste por abrasão: O Carboneto de Tungstênio possui dureza ligeiramente superior ao cromo duro. No entanto, a presença de carbonetos na sua composição proporciona resistência ao desgaste por abrasão bastante superior. Essa premissa fica claramente evidenciada durante a realização de um teste de desgaste por abrasão. A perda de volume do revestimento de cromo duro nesse tipo de desgaste é 400% maior do que o de carboneto de tungstênio.
2 – Resistência à corrosão: A micro estrutura dos revestimentos de carboneto de tungstênio é do tipo lamelar, com baixíssima porosidade (inferior a 1%). Já o cromo duro, possui estrutura em forma de micro trincas, que permite a passagem de agentes corrosivos por essas fendas, que pode causar corrosão no metal base.
Essa diferença estrutural fica bastante clara quando se realiza um teste de corrosão em câmara de névoa salina (de acordo com a ASTM B117). O revestimento de carboneto de tungstênio tem resistência bastante superior. O Cromo duro, na melhor situação avaliada, suportou 400 horas, enquanto o carboneto de tungstênio tevem uma resistência de 4000 horas.
Cabe ao projetista ou ao gestor de manutenção, a partir do relacionamento de custos e desempenho, analisar a escolha que, no processo como um todo, vai gerar o melhor retorno para a organização.
Baixe a seguir o E-book Ligas metálicas para revestimentos contra Desgastes.