Redução de custos de manutenção é o foco de qualquer indústria. Mas ao longo dos 15 anos de experiência resolvendo problemas de desgastes de peças, verifiquei uma frequente procura de profissionais de manutenção do ramo de papel e celulose. Muitos dos problemas que identificamos são similares: o desgaste de bombas.
O processo de produção da celulose, até a sua transformação em papel, utiliza uma enorme quantidade de água e produtos químicos que são incorporados e bombeados com bombas centrífugas, bombas helicoidais, bombas de lóbulos, entre outras. Esses fluídos, geram desgaste de bombas por corrosão, erosão e abrasão nos equipamentos de bombeamento gerando 3 impactos que podem ser minimizados:
1 – Redução da produtividade: Equipamentos que estão com desgastes operam fora das suas condições normais de produtividade e acabam produzindo menos do que se propõem, ou necessitam de maior energia para fazer o mesmo trabalho que realizaria se estivesse em condições normais de uso.
2 – Redução da disponibilidade: As frequentes necessidades de paradas para substituição de peças ou substituição de equipamentos prejudicam os indicadores de disponibilidade.
3 – Custos de Manutenção: Substituição de peças e equipamentos aumentam os custos de manutenção, que são muito significativos no processo de produção da celulose.
A aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio tem sido uma alternativa muito interessante para ser usada em peças contra o desgaste de bombas. Ele possui uma dureza superior a 1200 HV 300, que proporciona uma elevadíssima resistência ao desgaste por abrasão e erosão.
Além disso, a adição de cromo na sua estrutura proporciona excelente resistência à corrosão de muitos produtos químicos
Vejam este exemplo de uma luva do eixo da bomba centrífuga. Ela serve para proteger o degaste gerado pela vedação ao eixo e é um elemento de desgaste. Normalmente é fabricada em aço inox.
Neste caso, a aplicação do revestimento de carboneto de tungstênio gerou 2 grandes resultados:
1 – Redução do custo da luva: A vida útil da luva aumentou em mais de 500%. O redução de custo com essa peça foi superior a 300%.
2 – Redução do custo da gaxeta: Normalmente, as partículas sólidas se alojam entre a gaxeta e a luva e esse processo de desgaste abrasivo gasta a luva. A superfície da luva passa ficar irregular e consequentemente reduz a vida útil da gaxeta. A aplicação da luva com revestimento aumentou a vida útil da gaxeta (de mesma especificação técnica) em 700%.
Veja a seguir como uma boa seleção de materiais pode diminuir o desgaste em bombas e aumentar a vida útil de peças em mais de 1000%