Desgaste de Turbinas de Hidrelétricas

Desgaste de Turbinas de Hidrelétricas

Você já parou para pensar no impacto financeiro que o desgaste de turbinas de hidrelétricas podem representar? As hidrelétricas são obras complexas realizadas para gerar energia a partir do aproveitamento do potencial hidráulico existente em rios. A energia é gerada pela movimentação obtida pela água nas turbinas que podem ser do tipo Kaplan, Francis ou Pelton, dependendo da altura da queda.

Um dos grandes problemas enfrentados pelas Usinas Hidrelétricas é a perda de produção de energia e consequentemente perda de faturamento ocasionado pelo desgaste de turbinas. Essa perda pode ser pela redução da eficiência das turbinas de hidrelétricas ou pela parada da usina para troca de peças.

Os principais danos nas turbinas de hidrelétricas são gerados por desgastes por erosão (devido às partículas sólidas encontradas nas águas dos rios) e pela cavitação. Se for considerarmos uma usina PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de 15MW, a perda diária de produção devido à parada pode chegar à aproximadamente R$ 40.000,00. Adiciona-se a esses custos a mobilização de equipes de manutenção, riscos, utilização de equipamentos e eventuais necessidades de reforma e/ou troca de peças.

A aplicação de revestimentos duros de Carboneto de Tungstênio tem sido um importante método para a extensão da vida útil das peças do rotor dessas Usinas. Esse material possui dureza elevada, o que proporciona uma elevadíssima resistência ao desgaste erosivo, proporcionando proteção superficial da peça. As aplicações realizadas têm apresentado um aumento de vida útil em aproximadamente 300%. Esse incremento proporciona um significativo aumento da disponibilidade das usinas para produção, além de uma significativa redução dos custos de manutenção e reposição de peças.

Confira a seguir nosso estudo de caso: veja como ajudamos a reduzir o desgaste de turbinas de hidrelétricas.

Compartilhe este conteúdo:

Aumento de Disponibilidade de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH)

O principal risco de uma hidrelétrica é não dispor de energia suficiente para honrar os seus contratos de fornecimento. Uma das grandes causas dessa insuficiência é a indisponibilidade da usina ocasionada por paradas para manutenção.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?