O revestimento de cromo duro por banho eletrolítico é historicamente aplicado em diversas peças das indústrias de petróleo e gás, mineração, agrícola e mineração. Essa tecnologia é conhecida pela sua considerável resistência ao desgaste por abrasão e corrosão.
Apesar da sua boa versatilidade, as tecnologias de tratamento de superfícies avançaram muito nos últimos anos e novos materiais estão disponíveis no mercado. A aplicação de Carboneto de Tungstênio com Cromo tem apresentado resultados impressionantes em diversas peças desses segmentos. Eu selecionei 3 características técnicas que vão lhe ajudar a conquistar resultados incríveis:
1 – Resistência à corrosão: A resistência à corrosão do Carboneto de Tungstênio com Cromo é impressionante. Enquanto o cromo duro suporta de 200 a 400 horas em testes de Salt Spray (norma ASTM B117), o Carboneto de Tungstênio com Cromo pode suportar até 4000 horas no mesmo teste. Essa característica proporciona que uma superfície revestida com esse material possa trabalhar em ambientes com corrosão marinha por longos períodos sem apresentar qualquer indício de desgaste por corrosão.
2 – Resistência à abrasão: A dureza típica do cromo duro é de 900 a 1000 Hv300 enquanto a dureza do revestimento de Carboneto de Tungstênio com Cromo apresenta durezas na faixa de 1200 a 1350 HV300. Os testes que realizados em teste de abrasão (norma ASTM G65) apresenta nível de resistência 400% do carboneto de tungstênio com cromo em relação ao cromo duro. Essa característica permite que um eixo de uma bomba tenha sua vida aumentada em mais de 4 vezes na região da vedação. Além disso, pode haver um grande incremento na vida útil do elemento de vedação (retentor ou gaxeta).
3 – Resistência Mecânica: A aplicação de cromo duro por banho eletrolítico gera inclusão de hidrogênio na estrutura das peças o que gera uma significativa redução da sua resistência mecânica. A aplicação do revestimento de Carboneto de Tungstênio como Cromo não apresenta essa característica e não exige nenhum tipo de pós tratamento para evitar essa perda de característica.
Você já pensou a credibilidade que você vai ter perante seu cliente com peças revestidas com Carboneto de Tungstênio Cromo? Elas vão gerar uma redução de custos incrível. Além disso, você vai fornecer um equipamento que dificilmente tem necessidade de parar para troca de peças gastas. Menos reclamações de clientes e maior diferencial competitivo pro seu produto. Caso você queira saber mais ou entender detalhes de aplicações específicas, entre em contato com a gente por email ou pelo whatsapp (51) 9315 4223.
Baixe a seguir o pdf com dados técnicos do Carboneto de Tungstênio com Cromo.