As hastes de subsoladores (também conhecidas como facão) são peças utilizadas nas plantadeiras de soja. Sua principal função é cortar e penetrar o solo para que a semente seja depositada.
Elas são projetadas para trabalhar em profundidades de aproximadamente 15 centímetros no solo. Essa profundidade é importantíssima para a germinação da planta. Quanto menor a profundidade, maior a chance de deficiência de água.
Hastes de subsoladores: como funcionam?
A profundidade é atingida a partir do ângulo de ataque da ponteira e da força de tração. No entanto, o resultado dessa atividade pode ser muito prejudicado devido ao elevado nível de desgaste por abrasão encontrado nessas peças.
A aplicação de revestimentos contra desgastes, como, por exemplo, o de carboneto de tungstênio, pode trazer resultados importantes para a atividade de plantio com hastes subsoladoras. Eu selecionei duas características importantes do uso deste revestimento:
1 – Melhoria do ângulo de ataque: Muitas hastes são fabricadas com larguras maiores do que seria necessário com o objetivo de compensar o desgaste abrasivo. No entanto, quando maior a área, maior a necessidade de potência para puxar o implemento(podendo ser 60% superior, conforme estudos).
2 – Aumento da vida útil em mais de 400% : a aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio pode aumentar a vida útil dessas peças em mais de 400% e, nesse caso, é possível manter a profundidade de plantio por um período muito mais elevado. Além disso, são eliminadas mais de 4 paradas para troca de peças.
Já pensou o aumento de produtividade e redução de custos você vai poder ter nesse equipamentos?
Se tiver dúvidas, não deixe de me contatar pelo meu e-mail darlan@rijeza.com.br ou pelo meu whatsapp (51) 9315 4223. Temos um laboratório na Rijeza para estudar e entender os impactos de aplicações contra desgaste nas mais diversas utilizações. Venha nos visitar e conhecer sem compromisso.
Aproveite e baixe a seguir o e-book dos revestimentos contra desgastes para peças agrícolas.