Os implementos agrícolas estão cada dia mais modernos e os agricultores cada vez mais preocupados em trazer lucratividade ao agronegócio visto a grande variação de preços de comodities. Isso porque um dos segmentos da indústria que mais está investindo na produtividade é a Agricultura. Foi-se o tempo em que a área agrícola era sinônimo de baixa tecnologia e improdutividade. O cenário mudou e muito. Tecnologias associadas à indústria 4.0 e a inteligência artificial embarcada nos equipamentos estão invadindo o processo produtivo dessas empresas. O nível de controle é cada vez maior.
A ciência marca forte presença na rotina desse ramo: A agricultura de precisão é uma realidade e com as tecnologias mencionadas acima as informações são cada vez melhores. As empresas estão trabalhando com foco total na redução dos desperdícios para aumentar a sua produtividade e rentabilidade através de uma maior disponibilidade de implementos agrícolas.
A redução dos desgastes das peças de implementos agrícolas pode ser uma das chaves do aumento da produtividade. Isso porque o desgaste de peças pode gerar tempos de paradas significativas para trocas durante o período de utilização. Além disso, trabalhar com peças desgastadas reduz a qualidade do trabalho de um equipamento que possui uma grande capacidade tecnológica. Em muitos casos, as peças que se desgastam são de baixo valor agregado, se olharmos o equipamento como um todo, mas são elas que vão garantir que o objetivo do equipamento seja cumprido.
Nossa experiência mostra que a aplicação de revestimentos metálicos, como o de carboneto de tungstênio por exemplo, em peças com maior potencial de desgaste apresentam um incremento de vida útil superior a 500%, sendo que o investimento necessário seria o mesmo do valor da peça. Ou seja: para cada peça comprada, ganha-se o valor de 3 peças, além da redução da necessidade de troca de peças em 4 vezes.
Veja abaixo alguns exemplos de elementos de desgastes de implementos agrícolas que podem ter a sua vida útil aumentada:
- Parafusos de colheitadeiras,
- Chapas de desgaste,
- Sulcador (Facão),
- Subsoladores,
- Navalhas de Implementos Agrícolas e Colheitadeiras,
- Raspadores de discos, entre outras.
O facão de plantadeira de soja, por exemplo, teve sua durabilidade incrementada nesse percentual apresentado acima. O cliente, que a cada 80 hectares tinha que fazer a sua substituição, passou a plantar os 500 hectares da sua lavoura com o mesmo componente, precisando apenas reaplicar preventivamente o revestimento desenvolvido.
Para concluir, a aplicação de revestimentos metálicos em peças de implementos agrícolas aumenta a produtividade e a lucratividade dos produtores.
Quer descobrir como o aumento da disponibilidade de equipamento pode trazer resultados incríveis para o seu faturamento? Acesse o material que preparamos a seguir.

