“Produtividade na Indústria: Como prevenir o desgaste de peças de máquinas e equipamentos.”

Texto publicado originalmente no LinkedIn.

Aumentar a produtividade com o consequente aumento da competitividade industrial pode ter diversos caminhos. Um deles, e que está facilmente ao nosso alcance, é incrementar a vida útil de peças dos equipamentos. Essa prática envolve a absorção do conhecimento de tribologia e dos mecanismos de desgastes existentes nas peças de máquinas e equipamentos.

Para facilitar o entendimento, vamos analisar algumas situações dentro da indústria:

1 – Hidrelétricas: As hidrelétricas utilizam turbinas do tipo Kaplan, Bulbo, Francis ou Pelton para gerar energia a partir da água dos rios. Normalmente, as peças das turbinas são fabricadas em aço carbono ou aço inox. A água dos rios possui partículas sólidas, e, quando em contato com a superfície das peças rotativas gera o desgaste por erosão.

Em muitos casos, essas peças também sofrem com o desgaste por cavitação, que é quando existe uma redução repentina de pressão do fluído, gerando pressões localizadas na superfície. A erosão, de forma isolada, é facilmente prevenida com revestimentos duros, como o Carboneto de tungstênio por exemplo, que apresenta resistência ao desgaste por erosão 500% superior ao dos materiais atualmente utilizados. Já a cavitação necessita de materiais mais tenazes, como é o caso do revestimento de Niquel Cromo, por exemplo.

2 – Siderúrgicas: O processo de fabricação do aço é um ambiente bastante agressivo em termos de desgaste. Apresenta temperaturas elevadas e peças passando pelo processo em altíssima velocidade, ocasionando desgaste por abrasão. Esse ambiente exige materiais que consigam manter as características técnicas quando submetidos em altas temperaturas. Os revestimentos RW1000Carboneto de Cromo conseguem aumentar a vida útil em mais de 1000% em algumas situações. Eles são altamente resistentes ao desgaste por abrasão e conseguem suportar temperaturas de até 1000 graus Celsius.

3 – Agricultura: Na agricultura existem diversos equipamentos utilizados para plantio e colheita de alimentos como soja, milho, cana de açúcar, entre outros. Nesse caso não há incidência de temperatura, mas do contato com a terra, fertilizantes e partículas sólidas como areia. Na agricultura encontramos, na grande maioria das vezes, desgaste por abrasão e desgaste por erosão, associados com desgaste por corrosão gerado pelo contato com os fertilizantes. Na maioria das vezes, os revestimentos de Carboneto de Tungstênio com Cromo e Carboneto de Cromo suportam essas situações. As experiências mostram aumento de vida útil de 500 a 700% em relação aos materiais tradicionalmente utilizados.

4 – Petróleo e Gás. Na indústria do Petróleo e Gás existem diversos equipamentos complexos utilizados no processamento do petróleo. Nesses equipamentos encontram-se diversos mecanismos de desgastes. Para reduzi-los, há uma variedade enorme de ligas, tais como Carboneto de Tungstênio,Carboneto de CromoInconel 625Stellite 6Aço Inox, entre outras. Existe um material adequado para cada exigência de resistência. O aumento de vida útil alcançado nas peças desses equipamento pode chegar a mais de 500%.

É notória e clara a existência de inúmeras oportunidades de aumento de produtividade e redução de custos na indústria com a melhoria da qualidade de peças de máquinas. Basta que se tenha o conhecimento apropriado para que as aplicações sejam feitas no momento certo, utilizando o melhor recurso disponível. Do contrário, podemos estar desperdiçando recursos financeiros que poderiam estar sendo investidos com maior retorno sobre o investimento. Reduzir desgaste de peças é rentável e aumenta a produtividade e competitividade das empresas.

Saiba tudo sobre Mecanismos de Desgastes logo a seguir.

Compartilhe este conteúdo:

Mecanismos de Desgastes

Os mecanismos de desgastes são as formas com as peças se desgastam nos meios onde elas estão trabalhando. O conhecimento dessas formas é um dos principais fatores para um profissional de engenharia de produto e engenharia de manutenção poder selecionar os materiais mais adequados e com melhor relação custo benefício.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?