Os mecanismos de desgastes são as formas com as peças se desgastam nos meios onde elas estão trabalhando. O conhecimento dessas formas é um dos principais fatores para um profissional de engenharia de produto e engenharia de manutenção poder selecionar os materiais mais adequados e com melhor relação custo benefício.
De uma maneira geral, os mecanismos de desgastes podem ser classificados em 3 categorias:
1 – Degaste por Abrasão
2 – Desgaste por Corrosão
3 – Desgaste por Erosão
Claro que essa é uma visão bastante simplista e superficial. Mas podemos e devemos nos aprofundar nesse conhecimento por que cada um desses mecanismos de desgastes podem ser subdivididos em diversas outras categorias. Quanto maior o seu conhecimento, melhor é a assertividade na escolha de materiais que mais se adequam aos ambientes de trabalho com melhores custos benefícios.
Nossa experiência mostra que um bom conhecimento dos mecanismos de desgastes pode trazer grandes benefícios pras empresas, tais como:
1 – Maior disponibilidade dos equipamentos
2 – Melhor rendimento de equipamentos
3 – Menores custos de manutenção.
O objetivo desse documento é apresentar de uma maneira clara e objetiva como os mecanismos desgastes acontecem nas peças e como eles são classificados assim como as suas potenciais soluções