Os mecanismos de desgastes na indústria são as formas com as peças se desgastam nos meios onde elas estão trabalhando. O conhecimento dessas formas é um dos principais fatores para um profissional de engenharia de produto e engenharia de manutenção poder selecionar os materiais mais adequados e com melhor relação custo benefício.
Do ponto de vista de um gestor de manutenção, o conhecimento dos mecanismos de desgaste é fundamental. Eles precisam entender como os componentes e equipamentos se desgastam ao longo do tempo para elaborar planos de manutenção preventiva e preditiva eficazes. Se não considerarem esses mecanismos, podem acabar subestimando a frequência ou a extensão das intervenções necessárias, levando a paradas inesperadas ou falhas prematuras. Ao compreender os mecanismos de desgaste, os gestores de manutenção podem implementar estratégias para estender a vida útil dos ativos e reduzir o custo de manutenção. Isso inclui a seleção de materiais maior resistência ao desgaste, a otimização de processos e a implementação de melhores práticas de manutenção.
Por outro lado, para os projetistas, é crucial escolher os materiais adequados para os componentes e sistemas que estão projetando. O conhecimento dos mecanismos de desgaste ajuda a selecionar materiais resistentes ao meio de trabalho, garantindo uma vida útil mais longa e um desempenho confiável. Além disso, melhora a competitividade da empresa e reduz os custos associados com manutenções em garantia para os cliente.
De uma maneira geral, os mecanismos de desgastes na indústria podem ser classificados em 3 categorias:
1 – Degaste por Abrasão
2 – Desgaste por Corrosão
3 – Desgaste por Erosão
Claro que essa é uma visão bastante simplista e superficial. Mas podemos e devemos nos aprofundar nesse conhecimento por que cada um desses mecanismos de desgastes podem ser subdivididos em diversas outras categorias. Quanto maior o seu conhecimento, melhor é a assertividade na escolha de materiais que mais se adequam aos ambientes de trabalho com melhores custos benefícios. Eles podem ser solucionados por técnicas de aplicação de revestimentos, como pelo processo de aspersão térmica, laser cladding e PTA e você pode encontrar tudo isso nesse material.
Nossa experiência mostra que um bom conhecimento dos mecanismos de desgastes pode trazer grandes benefícios pras empresas, tais como:
1 – Maior disponibilidade dos equipamentos
2 – Melhor rendimento de equipamentos
3 – Menores custos de manutenção.
O objetivo desse documento é apresentar de uma maneira clara e objetiva como os mecanismos desgastes acontecem nas peças e como eles são classificados assim como as suas potenciais soluções.