A proteção contra corrosão de superfícies de peças e equipamentos é um problema crítico para os profissionais da engenharia de produto de muitas empresas. Os equipamentos podem ser projetados com muito cuidado no que diz respeito à dimensionamento, automação, funcionalidade. Mas em alguns casos, suas superfícies ficam submetidas à ambientes agressivos no que diz respeito à desgaste por corrosão. Esse é o caso de equipamentos que ficam submetidos à ambientes marinhos ou á alguns tipos de névoas ácidas, por exemplo.
Existem muitas soluções disponíveis no mercado, mas em muitos casos, a complexidade para escolher a melhor alternativa e o custo podem ser impeditivos para que a aplicação seja economicamente viável. A proteção contra corrosão mal feita por gerar 2 grandes problemas para o fabricante:
1 – Perda de competitividade devido a escolhas de alto custo: A falta de conhecimento pode levar o engenheiro de produto a escolher uma boa alternativa, mas que em muitos casos pode reduzir a competitividade do produto no que diz respeito a preço. Em muitos casos, soluções de baixo custo podem proporcionar resultados que atendam às exigências do ambiente.
2 – Custos com Assistência Técnica: Uma escolha errada de um processo de proteção contra corrosão pode ocasionar o desgaste prematuro da peça ou equipamento e pode gerar custos e desgastes comerciais importantes com o cliente.
O revestimento de alumínio aplicado pelo processo de aspersão térmica é uma alternativa bastante interessante para proteção de peças e equipamentos submetidos a ambientes corrosivos. O revestimento de alumínio protege a superfície contra corrosão de diversos ambientes, possui custo baixo e é de rápida aplicação. Ele é amplamente utilizado em estruturas metálicas, peças de geradores eólicos, carcaças de equipamentos e até mesmo como fins decorativos.
Principais características:
1 – Camada média de 0,3 mm
2 – Porosidade: 3%
3 – Rugosidade de 4 a 6 Ra.
No teste de corrosão de névoa salina, realizado com base na norma ASTM B117, o revestimento de alumínio resiste a mais de 1000 horas.
Os principais ganhos obtidos com a aplicação de revestimento de alumínio para proteção contra corrosão:
1 – Competitividade: O custo de aplicação baixo permite uma grande variedade de aplicação com excelentes resultados técnicos
2 – Velocidade: a versatilidade do processo de aplicação permite a aplicação em grandes áreas num curto período de tempo.
3 – Facilidade: o revestimento de alumínio pode ser aplicado em qualquer superfície metálica, ferrosa ou não, de qualquer geometria e tamanho, sendo possível, inclusive, ser aplicado no próprio local de instalação.
As principais aplicações do revestimento de alumínio para proteção contra a corrosão estão na indústria de petróleo e gás (em estruturas de plataforma, carcaças de válvulas, carcaças de equipamentos) e na área de energia (em estruturas metálicas).
Baixe a seguir o infográfico: 10 dicas que todo engenheiro precisa saber sobre a prevenção da corrosão.