Proteção contra Corrosão de superfícies

proteção contra corrosão com alumínio

A proteção contra corrosão de superfícies de peças e equipamentos é um problema crítico para os profissionais da engenharia de produto de muitas empresas. Os equipamentos podem ser projetados com muito cuidado no que diz respeito à dimensionamento, automação, funcionalidade. Mas em alguns casos, suas superfícies ficam submetidas à ambientes agressivos no que diz respeito à desgaste por corrosão. Esse é o caso de equipamentos que ficam submetidos à ambientes marinhos ou á alguns tipos de névoas ácidas, por exemplo.

Existem muitas soluções disponíveis no mercado, mas em muitos casos, a complexidade para escolher a melhor alternativa e o custo podem ser impeditivos para que a aplicação seja economicamente viável. A proteção contra corrosão mal feita por gerar 2 grandes problemas para o fabricante:

1 – Perda de competitividade devido a escolhas de alto custo: A falta de conhecimento pode levar o engenheiro de produto a escolher uma boa alternativa, mas que em muitos casos pode reduzir a competitividade do produto no que diz respeito a preço. Em muitos casos, soluções de baixo custo podem proporcionar resultados que atendam às exigências do ambiente.

2 – Custos com Assistência Técnica: Uma escolha errada de um processo de proteção contra corrosão pode ocasionar o desgaste prematuro da peça ou equipamento e pode gerar custos e desgastes comerciais importantes com o cliente.

O revestimento de alumínio aplicado pelo processo de aspersão térmica é uma alternativa bastante interessante para proteção de peças e equipamentos submetidos a ambientes corrosivos. O revestimento de alumínio protege a superfície contra corrosão de diversos ambientes, possui custo baixo e é de rápida aplicação. Ele é amplamente utilizado em estruturas metálicas, peças de geradores eólicos, carcaças de equipamentos e até mesmo como fins decorativos.

Principais características:

1 – Camada média de 0,3 mm

2 – Porosidade: 3%

3 – Rugosidade de 4 a 6 Ra.

No teste de corrosão de névoa salina, realizado com base na norma ASTM B117, o revestimento de alumínio resiste a mais de 1000 horas.

Os principais ganhos obtidos com a aplicação de revestimento de alumínio para proteção contra corrosão:

1 – Competitividade: O custo de aplicação baixo permite uma grande variedade de aplicação com excelentes resultados técnicos

2 – Velocidade: a versatilidade do processo de aplicação permite a aplicação em grandes áreas num curto período de tempo.

3 – Facilidade: o revestimento de alumínio pode ser aplicado em qualquer superfície metálica, ferrosa ou não, de qualquer geometria e tamanho, sendo possível, inclusive, ser aplicado no próprio local de instalação.

As principais aplicações do revestimento de alumínio para proteção contra a corrosão estão na indústria de petróleo e gás (em estruturas de plataforma, carcaças de válvulas, carcaças de equipamentos) e na área de energia (em estruturas metálicas).

Baixe a seguir o infográfico: 10 dicas que todo engenheiro precisa saber sobre a prevenção da corrosão.

Compartilhe este conteúdo:

10 dicas para prevenir a corrosão

Acesse este infográfico com 10 dicas que todo engenheiro de produto e de manutenção precisa conhecer.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?