Revestimentos de cobre e prevenção da COVID- 19

Revestimento de Cobre

Revestimentos de cobre aspergidos possuem propriedades antimicrobianas e são apontados como aliados na luta contra a COVID-19. A facilidade de propagação de doenças pandêmicas acende um alerta: nossos espaços públicos não estão preparados para frear a disseminação de um vírus. Hoje, as superfícies comumente utilizadas em maçanetas, portas e corrimãos não são eficientes para inativação do SARS-CoV-2. Porém, metalurgistas e microbiologistas apontam um potencial aliado: superfícies contendo cobre podem inativar o coronavirus em minutos.

A pandemia no novo coronavirus modificou o cotidiano das pessoas ao redor de todo mundo. Lockdowns, distanciamento controlado, suspensão de aulas e grandes eventos foram algumas das situações que o “novo normal” impôs a sociedade para controle da disseminação da doença.

Rapidamente, laboratórios de todo mundo trabalham em ritmo acelerado para encontrar a vacina, porém, fica o questionamento: o quão prevenido estamos caso uma nova pandemia comece? E como podemos nos proteger mais da atual pandemia?

Pensar na prevenção é importante. Nos últimos 30 anos tem crescido o número de surtos de doenças com potencial pandêmico, e os relatos históricos mostram que tem sido um desafio da humanidade há pelo menos dois mil anos.

A gravidade de uma pandemia nem sempre é em relação a gravidade da doença, mas também no poder do contágio e a rapidez na proliferação geográfica. Com o adensamento dos centros urbanos e a facilidade na mobilidade urbana, as cidades precisam ser eficientes no controle de surtos de doenças.

Na tentativa de reduzir os impactos da pandemia da COVID-19 e reduzir o contágio quaisquer novos vírus que possam surgir, microbiologistas e especialistas na área metalúrgica tem apontado que revestimentos de Cobre são eficientes e rápidos na eliminação de vírus e bactérias.

Pesquisas realizadas mostraram que revestimentos de Cobre conseguem inativar o Coronavírus em 4 horas, enquanto superfícies plásticas e de aço inox demoram entre 48 a 72 horas. A liga C110 (100% de Cu), por exemplo, conseguiu inativar um dos vírus da família Coronaviridae em apenas 2,5 minutos – e os estudos mostram que os revestimentos de cobre também se mostraram eficientes em inativar vírus de outros tipos – como o Norovirus e Influenza A. 

A comparação das ligas de aço inox, zinco e níquel em comparação com revestimentos de diversos teores de cobre está disponível na Figura 1. A análise foi realizada a partir da avaliação das partículas virais encontradas nas unidades formadoras de placa (PFU). É possível verificar que revestimentos de cobre apresentaram excelente desempenho na inativação do vírus HuCoV-229E.

Figura 1 – Monitoramento do tempo de inativação do coronavirus humano de diferentes tipos de ligas metálicas (adaptado de Warnes et al, 2015).

A pandemia que enfrentamos nos dias atuais não será a última, e precisamos estar preparados utilizando todos os recursos possíveis para minimizar as perdas. Fazer o uso de superfícies antimicrobianas através do uso de revestimentos de Cobre terá um impacto positivo na prevenção da COVID-19 e tantas outras doenças conhecidas e desconhecidas.

A utilização de revestimentos de cobre possui outros benefícios além da proteção microbiana, como:

1 – Proteção contra desgaste: combinados com outros elementos de liga, aumentam a vida útil do material. É possível reduzir a substituição de peças em 80%. Revestimentos de cobre são ideais para situações onde ocorra desgaste metal-metal.

2 – Resistente a corrosão: revestimentos de cobre tem alta resistência a corrosão atmosférica e salina, em diferentes concentrações e temperaturas, além de ser resistente a corrosão sob tensão.

3 – Condutividade térmica e elétrica: revestimentos de cobre são utilizados como dissipadores de calor em componentes eletrônicos de alumínio, pela boa condutividade térmica. Também são utilizados em anéis de aciarias para aumentar a condutividade elétrica exigida na atividade.

Confira logo abaixo o material especial que elaboramos para você.

Compartilhe este conteúdo:

Revestimento de Cobre

Descubra como os revestimentos de cobre podem transformar suas máquinas, equipamentos e superfícies, preservando a saúde de seus colaboradores e ainda garantindo maior proteção contra desgaste e corrosão.

ico-landing-page

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?