O processo banho de cromagem de peças é amplamente utilizado na indústria para aumentar a durabilidade de peças que sofrem desgastes abrasivos e corrosivos. No entanto, essa técnica de aplicação acarreta em danos ambientais e para a saúde das pessoas que operam esse processo.
Os revestimentos aplicados por aspersão térmica (popularmente conhecidos por metalização) estão sendo utilizados em larga escala para substituição da cromagem de peças por eletrodeposição. Eles possuem qualidades técnicas superiores e não geram os mesmos efeitos. Não geram efluentes líquidos e não impactam na saúde das pessoas. Além disso, diversas ligas podem ser utilizadas, dependendo da necessidade de cada ambiente.
Preparamos um material comparativo entre Caboneto de Cromo obtido por aspersão térmica x cromagem de peças para esclarecer algumas dúvidas sobre os dois métodos, com principais características e aplicações. Acesse gratuitamente pelo link abaixo:
Carboneto de Cromo ou Cromo Duro?
Veja também nos links abaixo, algumas ligas que podem ser aplicadas, suas características técnicas e algumas aplicações: