As roscas transportadoras de grãos são responsáveis por realizar o transporte de cereais de acordo com a necessidade de distribuição do produto. Localizadas na estrutura funcional de vários implementos agrícolas e peças fundamentais para o agronegócio. Possuem até 45 metros de comprimento e podem transportar até 220 ton/h de arroz e 275 ton/h de soja.
Uma maneira eficaz de aumentar a vida útil de roscas transportadoras agrícolas é através do uso de revestimentos metálicos aspergidos, utilizando como base o Carboneto de Cromo ou Carboneto de Tungstênio. É possível também utilizar outros tipos de revestimentos aspergidos, com sucesso, como aplicado na empresa SCREW, a maior e melhor fabricante desse tipo de componente no Brasil. Os revestimentos possuem alta resistência ao desgaste por possuírem alta dureza. Esse método de aplicação, High Velocity Oxygen Fuel (HVOF), produz uma camada densa e uniforme de revestimento, garantindo ótima aderência do revestimento no substrato.
Para verificar a eficiência do revestimento em relação ao substrato, foi realizado ensaio de desgaste, avaliação do perfil de dureza do revestimento e metal base. Além disso foi realizada análise da espessura e interface da camada de revestimento.
Confira nosso estudo de caso, onde promovemos um aumento de 93% de resistência ao desgaste do material mais comum utilizado em roscas transportadoras de grãos.