Os mecanismos de desgastes na siderurgia são os principais causadores de indisponibilidade de máquina nesse importante processo industrial Conheça as formas mais comuns de desgastes encontradas nos processos de lingotamento contínuo, laminação e trefilaria. O objetivo desse material é contribuir para que os engenheiros de manutenção tenham maior assertividade na escolha de materiais para aumentar MTBF de componentes de máquinas desses processos.
Veja também: Melhoria do MTBF de chapas de desgastes do processo de laminação
Melhorar a durabilidade dos componentes de máquinas desse processo é um desafio para os engenheiros de manutenção. As superfícies estão em um meio bastante agressivo e mistura variáveis de desgaste abrasivo, impacto, elevadas temperaturas e fragilização por fadiga térmica. Na maioria dos casos, o aço passa pela superfície desses componentes em alta velocidade. O desgaste desses componentes pode gerar problemas que vão muito além da perda de produtividade. Em muitos casos, esses desgastes estão diretamente associados à produção de produtos com defeito e, nesse caso, os prejuízos financeiros são enormes.
Como esse material pode contribuir para reduzir os mecanismos de desgastes na siderurgia?
Uma das grandes dificuldades que os engenheiros de manutenção encontram quando estão buscando incrementar a durabilidade de componentes de máquinas é na seleção dos melhores materiais. Normalmente os testes são realizados no próprio uso do componente. Então, uma escolha mal realizada pode tornar o processo de desenvolvimento bastante oneroso.
O primeiro passo pro engenheiro de manutenção poder realizar uma boa escolha de materiais é entender como o desgaste acontece. Quais são as variáveis envolvidas. A forma como o desgaste acontece são os mecanismos de desgastes. A partir do momento que essa classificação está clara, fica muito mais fácil conseguir selecionar materiais que consigam suportar esses meios.
Esse é o principal propósito desse material: apresentar de uma forma bastante clara e objetiva quais são os principais mecanismos de desgastes encontrados na siderurgia e algumas alternativas para sua solução.