A agulha da Turbina Pelton tem como principal finalidade regular a vazão de água para o rotor. A água passa por ela, carregando sedimentos, em altíssima velocidade. As partículas impactam na sua superfície em um ângulo bastante baixo, originando o desgaste por erosão da superfície. Esse desgaste ocasiona a deformação da agulha de Turbina Pelton gerando 3 importantes problemas:
1 – Perda do controle da vazão: A peça desgastada passa a não ter o mesmo controle que ela possuía quando nova;
2 – Indisponibilidade do equipamento: O desgaste do componente vai aumentando e, com o passar do tempo, a parada para a sua substituição é inevitável;
3 – Perda de faturamento e aumento de custos: A recuperação ou substituição inevitavelmente vão gerar custos, além de que, com a turbina parada, a empresa perde faturamento.
A aplicação de revestimentos de carboneto de cromo e carboneto de tungstênio cromo são importantes alternativas para incrementar a durabilidade da agulha de Turbina Pelton. Eles são bastante densos e possuem uma dureza superficial bastante elevada. Além disso, possuem excelente resistência ao desgaste por corrosão. A experiência mostra que a aplicação de qualquer um desses revestimentos pode aumentar a vida útil da peça em mais de 5 vezes, ampliando a disponibilidade do equipamento e reduzindo o custo de manutenção. Esse material pode ser aplicado na superfície de qualquer base metálica, ferrosa ou não. Isso quer dizer que em alguns casos (como em peças de grande porte), o material base pode ser substituído de um aço inoxidável para um aço carbono e com isso, além de ter um aumento de durabilidade, pode haver uma redução do custo total da peça.
A Rijeza já aplicou revestimentos em peças de diversas usinas hidrelétricas, dentre elas destacam-se:
Usinas no Brasil:
Usina Hidrelétrica de JIRAU – RO;
Usina Hidrelétrica de Santo Antônio – RO;
PCH Fruteiras – ES;
Usinas no Exterior:
Usina Hidrelétrica Manduriacu – EQUADOR;
Usina Hidrelétrica Chimay – EQUADOR;
Usina Hidrelétrica de Chaglla – PERU;
Usina Hidrelétrica La Virgen – PERU;
Usina Hidrelétrica Potrero – VENEZUELA;
Entenda mais sobre as aplicações de revestimentos em turbinas de hidrelétricas com nossos estudos de caso: