Bomba Helicoidal é um equipamento apropriado para bombeamento de fluídos viscosos. Muitos deles carregam partículas sólidas que acarretam no desgaste por abrasão, especialmente do rotor, que é quem sofre o maior esforço.
Normalmente os rotores da bomba helicoidal são fabricados em aço inox ou em aço carbono com tratamento térmico. Em alguns casos recebem revestimento eletrodepositado. Essas três alternativas citadas conseguem atender a grande maioria das aplicações da bomba helicoidal. Mas há casos em que esse tipo de equipamento realiza o bombeamento de fluidos com elevado nível de partículas sólidas pontiagudas. Elas ocasionam desgaste abrasivo severo na superfície do rotor.
Essa deterioração impacta no desempenho do equipamento através da sua perda de pressão e vazão e, como consequência, a necessidade de parada do equipamento para a substituição desse componente. O seu desgaste também, em muitos casos, acarreta no desgaste do estator.
A substituição do rotor aumenta de maneira expressiva o despesa com manutenção devido ao seu custo, especialmente em equipamentos de grande vazão. Além disso necessita de parada da produção e nem sempre isso é tão simples.
A aplicação de revestimentos aspergidos tem se mostrado uma importante alternativa para melhorar o desempenho desse tipo de componente. O revestimento de carboneto de tungstênio cromo, por exemplo, pode proporcionar, além de resistência superficial a desgaste por corrosão, uma importante proteção à abrasão e erosão. Essa característica é atribuída a sua elevada dureza e baixíssimo nível de porosidade.
Rotores que recebiam recobrimento de cromo duro eletrodepositado tiveram a sua vida útil aumentada em mais de 600%. Além disso, foi possível aumentar, na mesma proporção, a durabilidade do estator, porque o rotor desgastado potencializa a deterioração desse componente.
Esses resultados obtidos permitiram que os usuários tivessem importantes incrementos nos indicadores de manutenção, especialmente no que diz respeito à disponibilidade do equipamento no processo e no custo geral de manutenção.