O rotor do sistema de exaustão do forno é um componente crítico sujeito a temperaturas superiores a 500°C e erosão de partículas sólidas constante. O carboneto de cromo possui dureza de 60-65 HRC, suporta temperaturas de até 800ºC. Tem uma estrutura densa e é ideal para essa aplicação do rotor do exaustor. A aplicação desse revestimento proporciona aumento de durabilidade superior a 200%
Por que o rotor do sistema de exaustão do forno se desgaste?
O desgaste por erosão do sistema do rotor do sistema de exaustão do forno acontece por que as partículas sólidas presentas nos gases que estão sendo expulsos impactam a superfície do componente e removem material. Em um primeiro momento, esse desgaste é quase imperceptível. Com o passar do tempo, vão surgindo caminhos preferenciais que aceleram o processo de desgaste. O rotor passa então a perder eficiência, perder balanceamento, vibrar e pode culminar em sérios acidentes se a parada para sua substituição não for realizada.
O que é o Carboneto de Cromo?
O revestimento de carboneto de cromo é uma liga composta metal cerâmica (cermet) de alta dureza composta de uma matriz de nível cromo. Ela é bastante densa e de altíssima dureza. Sua composição permite ela trabalhar em ambientes de temperaturas de até 800ºC e manter as suas características nesses meios sem se oxidar. Os ensaios realizados mostram que ela aumenta a sua dureza quando opera em temperaturas superiores a 500ºC. Ela é aplicada por processo de Aspersão Térmica hipersônico, também conhecido por HVOF. Todas essas características tornam ela bastante apropriada para a aplicação no rotor do exaustor.
Processo de aplicação do Carboneto de Cromo no rotor do sistema de exaustão do forno.
A aplicação do revestimento de carboneto de cromo no rotor do exaustor exige alguns cuidados. Primeiro, é realizado uma limpeza das regiões a serem revestidas. A superfície é então jateada com granalha de alumina para geração de rugosidade que vai servir de ancoramento para o revestimento. Por fim, um robô realiza a aplicação do revestimento nas regiões de desgaste.
Devido ao fato de o processo de aplicação do revestimento ser completamente robotizado, a espessura da camada é uniforme e vai garantir que o rotor do exaustor não fique desbalanceado.
Resultados obtidos com a aplicação do revestimento no rotor do exaustor
A aplicação do revestimento de carboneto de cromo se mostrou bastante vantajosa para o cliente. O aumento do indicador de MTBF foi superior a 200%. Esse resultado, além de garantir uma maior disponibilidade do equipamento reduz custos com substituição de peças, além de reduzir riscos associados ao processo de substituição.
Quer saber mais sobre essa aplicação? Entre em contato com a Rijeza através do formulário de contato , pelo whats app no site ou pelo telefone (51) 3590 5400