Indicador MTBF – 5 passos para melhorar seu desempenho

Indicador MTBF

Você conhece o Indicador MTBF? Esse índice é amplamente utilizado nas atividades de gestão da manutenção. Ele mede o tempo médio entre falhas de um equipamento ou componente (Mean Time Between Failure). Ele é de extrema importância por que consegue mostrar para o profisional de manutenção como está o desempenho do equipamento e os resultados das ações realizadas no mesmo.

Ele é utilizado com referência para a tomada de decisão pelos profissionais de manutenção. Aliás é importante enfatizar que o indicador MTBF é um importante direcionador da melhoria do indicador de disponibilidade dos equipamentos, que tem como base a redução das perdas. Se após a tomada de algumas ações, o indicador apresentar um aumento no seu valor, significa que houve uma melhoria no processo e que, como consequência, vai impactar na qualidade do produto produzido, no nível de produção, na confiabilidade, na redução das não conformidades da produção e como consequência, no resultado financeiro. O aumento constante do seu nível vai mostrar que a equipe de manutenção está executando um bom trabalho. Os planos estão sendo cumpridos e estão sendo eficazes.

O indicador MTBF é considerado um indicador de confiabilidade ( leia também: Confiabilidade e Manutenção Industrial) e mede o índice de falhas aleatórias não previstas. Estas podem ser eletrônicas, elétricas, de software e mecânicas. Como nosso foco está mais voltado para os componentes mecânicos, o exemplo vai seguir nessa direção. Em muitos processos industriais, as peças sofrem desgaste por abrasão, ocasionadas por partículas sólidas presentes no processo. A aplicação de um revestimento metálico em um componente (como por exemplo um revestimento de carboneto de cromo ou carboneto de tungstênio), podem ter a sua durabilidade incrementada em mais de 500% e esse aumento vai gerar impacto direto no indicador MTBF se a peça for a que gera o maior número de falhas.

Mas você sabe como melhorar o MTBF na sua empresa? Nós preparamos um infográfico bem objetivo com 5 passos que vão ajudar você a alcançar esse objetivo.

Baixe logo abaixo o infográfico 5 passos para melhorar o Indicador MTBF.

Compartilhe este conteúdo:

5 passos para melhorar o Indicador MTBF e reduzir custos de manutenção

O indicador MTBF é um importante direcionador da melhoria da disponibilidade da fábrica para produção. A melhoria desse indicador de manutenção reduz custos e aumenta a produtividade da sua empresa.

ico-landing-page

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Avenida Parobé, 3815, Boa Vista
      São Leopoldo / RS – CEP 93150-015

      Desenvolvido por SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?