A válvula duplo flap é um tipo de válvula muito utilizada para descarga de materiais a granel de filtros de manga, ciclones e precipitadores eletrostáticos, por exemplo, operando sob pressão negativa ou positiva. Estes materiais geralmente estão em pedaços, pellets, grânulos ou fibras.
Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira:
A válvula é composta de duas abas ou placas que no início da operação encontram-se fechadas, estas abas abrem e fecham de maneira alternada. Primeiro a aba superior se abre e o material é coletado na no compartimento interno da válvula, esta quantidade é definida conforme a vazão de descarga desejada. Após atingir a quantidade de material, a aba superior fecha. A partir disso, a aba inferior se abre e o material então consegue ser completamente liberado. Ao fim do ciclo a aba inferior se fecha novamente, para iniciar um novo carregamento de material.
Mesmo sendo uma boa alternativa a válvula rotativa, muitos problemas são gerados devido a passagem desses materiais abrasivos, atualmente muitas empresas que utilizam válvulas de duplo flap acabam tendo problemas de desgaste de abrasão e erosão seca que danificam seu funcionamento e prejudicam o seu fechamento. Tudo isso gera custos adicionais, longos tempos de parada, trocas de materiais, o que se torna desgastante e caro para a empresa.
Na busca de melhoria e resolução do problema, nosso cliente iniciou com a Rijeza e seu time de engenheiros no centro de pesquisa e tecnologia (CPT) o desenvolvimento de uma solução em revestimento a fim de diminuir os efeitos de desgaste e aumentar a vida útil deste equipamento tão importante. Para garantir um melhor resultado o estudo foi feito com uma válvula duplo flap já utilizada, onde ensaios foram feitos e os desgastes foram identificados, levando em conta o tipo de material utilizado e a sua agressividade, desenvolvendo assim o melhor revestimento para esta aplicação.
A empresa em estudo utilizava sua válvula durante6 meses e após este período era necessário parar o processo e fazer a troca dos componentes. A partir da aplicação na válvula duplo flap dos revestimentos, Carboneto de Cromo no flap e Carboneto de Tungstênio na sede da válvula, o equipamento já se encontra em uso a mais de um ano e meio, comprovando assim, a grande vantagem econômica e tranquilidade de uso do equipamento, sem a inconveniente parada de manutenção.
Portanto, o revestimento utilizado garantiu uma eficiência de 3 x ou mais, já que o equipamento continua em uso, sem necessidade de troca.
Conheça mais sobre nosso Centro de Pesquisa e Tecnologia e seu processo de desenvolvimento de revestimentos contra desgastes ideais para sua aplicação.