Chapas de Desgaste são componentes de sacrifício utilizados para proteger superfícies de equipamentos que estão submetidos a desgastes severos de abrasão, corrosão e principalmente impacto. Então, ao invés de deixar peças de alta complexidade de substituição e de alto valor agregado se desgastarem até que sua troca seja inevitável, são instaladas placas de sacrifício que vão ser facilmente substituídas quando estiverem no final de sua vida útil.
Qual o material de fabricação das chapas de desgastes?
As chapas de desgastes podem ser fabricadas de qualquer material. Ela normalmente é feita em com uma base de aço carbono com a adição de um revestimento. Esse último é especificado de acordo com o mecanismo de desgaste que vai agir na superfície. É muito importante que o gestor da manutenção saiba identificá-los porque a escolha assertiva da liga a ser utilizada depende dessa informação. Os revestimentos podem ser resistentes ao desgastes por abrasão, erosão, corrosão, oxidação e impacto.
Quais as suas dimensões?
Devido a tecnologia de fabricação e o propósito desse tipo de componente, as suas dimensões podem ser customizadas. Essa flexibilidade permite uma ampla possibilidade de aplicações para todos os tipos de equipamentos.
Onde as chapas de desgaste são utilizadas?
Como já mencionado anteriormente, esse tipo de componente pode ser utilizado em uma grande variedade de equipamentos dos mais variados segmentos da indústria. Abaixo podem ser verificados alguns exemplos, por mercado:
1 – Siderurgia
- Guias do processo de laminação a quente
- Calhas do processo de laminação
2 – Mineração
- Chutes
- Caçambas de caminhões
- Carcaças de moinhos
- Martelos de moinhos
- Estrutura interna de ciclones
3 – Indústria Agrícola
- Calhas de transporte de grãos
- Chutes de descarregamento
4 – Papel e Celulose
- Silos
- Roscas transportadoras
- Tubulações
- Curvas de tubulações
- Carcaças de picadores
5 – Cimenteiras
- Cones
- Ciclones
- Chutes de descarregamento
- Carcaças de misturadores de cimento
- Tubulações
- Rotores de exaustores
Quer saber mais sobre chapas de desgaste? Confira o estudo de caso que preparamos a seguir .