Um dos equipamentos mais utilizados no processo de adubação e que pode ter custos de uso reduzidos com revestimentos contra desgastes são os distribuidores de fertilizantes. O “centrífugo” é constituído de um reservatório, um dosador e um distribuidor. Esse distribuidor lança o fertilizante e os corretivos sólidos através de palhetas. O fertilizante e os corretivos sólidos possuem muitas partículas sólidas e acabam gerando desgastes por erosão nas palhetas dos distribuidores.
A agricultura brasileira vem passando por mudanças drásticas e melhorando significativamente, e de forma muito rápida, a aplicação de tecnologias que aprimoram a produtividade e a qualidade na safra. O processo de adubação tem impacto direto nesse resultados.
Leia também: Silos de grãos: como aumentar a durabilidade
Aplicação de revestimentos contra desgastes em distribuidores de fertilizantes centrífugos – a nossa experiência
O desgaste das palhetas dos distribuidores de fertilizantes podem gerar enormes perdas para o produtor. Essa peça, quando desgastada, altera a homogeneidade da distribuição dos fertilizantes e dos corretivos sólidos na terra, o resultado vai ser uma disparidade no desenvolvimento e crescimento da cultura e a consequente perda de rendimento da safra.
Uma das alternativas que o produtor encontra para amenizar o problema é a utilização de solda na região de desgaste. Essa é uma ação que, num primeiro momento parece de baixo custo, mas o resultado é catastrófico.
A aplicação de solda impacta no perfil transversal de distribuição e ocasiona o mesmo problema já mencionado acima. Além disso, vai desbalancear o sistema e, como consequência, ocasionar o desgaste prematuro de engrenagens, eixos e rolamentos da caixa de acionamento dos discos.
Leia também: Manutenção Agroindustrial e suas particularidades
Uma maneira de resolver esse problema melhorando o desempenho da adubação, com melhor produtividade e menor custo, é a aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio nas palhetas. Esse material tem uma resistência muito elevada a desgaste por erosão devido a sua alta dureza. Atualmente, essas peças são fabricadas em aço carbono cementado ou em aço inox.
Os testes realizados apresentam um aumento de vida útil de 330 a 380% em relação aos materiais tradicionalmente utilizados em distribuidores de fertilizantes.
Os benefícios conquistados pela aplicação demonstrada acima são:
1 – Aumento da vida útil da peça em mais de 330%, o que garante maior disponibilidade do equipamento para operação;
2 – Redução do número de trocas de peças em mais de 300%, garantindo a redução de custo de manutenção dos equipamentos e aumento da rentabilidade do produtor;
3 – Melhoria na qualidade da distribuição e consequente melhoria do resultado da safra.
Baixe a seguir o E-book Revestimentos Contra Desgastes de peças de Agricultura.