Como aumentar a produtividade de equipamentos de mineração em mais de 1000%

Já escrevi diversos textos sobre a relação entre revestimentos contra desgastes e o aumento da produtividade na indústria. A necessidade de aumento de competitividade é constante para todos os segmentos e não é diferente para equipamentos de mineração.

O minério de ferro é o material utilizado para a produção do ferro metálico e o Brasil está entre os dez maiores produtores dessa commodity no mundo. Para que esse produto chegue no seu destino final, diversos equipamentos são utilizados, desde a extração até a transformação dele em ferro gusa. O desgaste de peças desses equipamentos é um grande inimigo dessa competitividade devido a fatores como:

  • Necessidade de troca de peças
  • Perdas de produção devido à necessidade de paradas para troca
  • Improdutividade de equipamentos que trabalham com peças desgastadas.

Revestimentos contra desgastes mais comuns na mineração

Os mecanismos de desgastes mais encontrados nos equipamentos de mineração são os desgaste por abrasão e por erosão. Eles são gerados pelo elevado nível de partículas sólidas geradas em todas as etapas desse processo.

Alguns exemplos de peças que sofrem desgastes: Rotores de ventiladores, luvas de bombasroscas transportadorasrolos de briquetagem, entre outros. A boa notícia é que existem soluções tecnicamente viáveis e que podem trazer grandes resultados em termos de produtividade e lucratividade para as empresa.

A aplicação de revestimento de Carboneto de Tungstênio é uma dessas soluções. Exemplo disso é aplicação desse material em luvas de desgaste.

Uma importante mineradora localizada na região sudeste do Brasil utilizava em suas bombas luvas de desgaste fabricadas em aço inoxidável. Essas peças possuíam vida útil de 7 dias e sofriam desgaste por abrasão devido a partículas sólidas que se acumulavam entre ela e a gaxeta (vedação).

A aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio proporcionou que a  vida útil dessa peça fosse aumentada para 85 dias – ou seja, mais 1000%. Além disso, a vida útil da vedação foi incrementada em mais de 400%.

Baixe aqui a seguir o estudo de caso sobre soluções para mineração.

Compartilhe este conteúdo:

Soluções para Mineração

Peças de máquinas para Mineração sofrem desgastes por abrasão e erosão ocasionados por partículas sólidas do processo. Confira as as alternativas de revestimentos que aumentam a vida útil dessas peças.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?