O desgaste por abrasão em implementos agrícolas é um dos grandes inimigos dos produtores na busca pela competitividade com lucratividade. O desgaste de peças reduz a produtividade devido a necessidade de troca, altera os parâmetros de plantio e, como consequência, prejudica o resultado final em termos de qualidade do produto e ganhos financeiros.
A tecnologia está avançando em uma velocidade espantosa nesse segmento e a introdução das tecnologias de tratamento de superfícies para garantir peças resistentes contribui de maneira muito importante para que o produtor e os fabricantes consigam atingir os seus objetivos.
Eu preparei 3 dicas que podem lhe ajudar a especificar materias que proporcionem maior resistência à abrasão em peças de implementos agrícolas e colheitadeiras.
Leia também: Silos de grãos: como aumentar a durabilidade
1 – Tenha certeza que entendeu os Mecanismos de Desgaste: Nem todo desgaste encontrado em implementos agrícolas são classificados por desgaste por abrasão. Esse desgaste é caracterizado pela remoção de material da superfície quando essas estão em movimento relativo (abrasão por 2 corpos) ou quando há um terceiro corpo (areia, por exemplo) entre elas. Exemplo de desgaste por abrasão: Desgaste nas vedações de eixos, mancais;
2 – Selecione o material correto: Nem sempre o material de maior dureza ou o mais caro vai ser aquele que vai conseguir resolver o problema de desgaste por abrasão. Em situações de pouca lubrificação, a necessidade de material com lubrificante sólido na sua composição pode ser uma alternativa. Já em situações onde há a ocorrência de cargas elevadas, os materiais com maior dureza podem ser mais atrativos;
Leia também: Inovação no agronegócio: principais desafios
3 – Escolha o tratamento superficial adequado: O desgaste por abrasão pode ser reduzido a partir de diversos tratamentos superficiais. Em casos onde o desgaste por abrasão não é tão acentuado, a utilização de tratamentos térmicos pode ser uma excelente alternativa. Já em outros casos, onde a peça possui necessidade de ter resistência mecânica associada à resistência ao desgaste por abrasão (exemplo: subsoladores de plantadeiras), a utilização de revestimentos industriais como o de Carboneto de Tungstênio combinado com tratamento térmico é a alternativa mais adequada para o aumento da resistência ao desgaste. Por último, há casos de peças que não necessitam ter elevada resistência mecânica, mas trabalham em ambientes de desgaste por abrasão severo e, nesse caso, somente a utilização de revestimentos metálicos seriam suficientes. As possibilidades para reduzir desgaste por abrasão em peças de implementos agrícolas são enormes e eficazes.
Veja a seguir o método que utilizamos para avaliar o aumento da resistência ao Desgaste por Abrasão.