os mancais são dispositivos utilizados para suportar cargas e dar apoio adequado e necessário aos eixos e componentes gerais de uma transmissão. Geralmente são utilizados dois tipos mais comuns de mancais: os mancais de deslizamento (escorregamento) e os mancais de rolamento (antifricção). Nesse material iremos focar nos desgaste em mancais de deslizamento.
O funcionamento de um mancal de deslizamento depende da formação de uma película de lubrificante (contato do eixo x mancal), que acontece a partir do movimento relativo de escorregamento entre as partes. Com isso temos coeficientes de atrito sensivelmente mais elevados e um elevado consumo de lubrificante.
O desgaste em mancais e a falta de manutenção
A falta de manutenção pode acarretar em desgaste em mancais e consequentemente ocasionar falhas operacionais. Entre os mecanismos de desgastes estão:
– Desgaste por fadiga
– Desgaste por atrito
– Desgaste por contato ou aderência
Leia também: O que é e como funciona a tecnologia de metalização de peças?
Como aumentar a durabilidade
Para aumentar a durabilidade dos mancais e consequentemente reduzir custos com manutenção, é fundamental manter uma lubrificação adequada e investir em revestimentos contra desgaste em mancais com maior resistência ao atrito, como é o caso do metal patente. A liga pode ser utilizada tanto de forma preventiva, criando um revestimento que reduz a ação dos mecanismos de desgastes, quanto de forma corretiva, onde é feita a recuperação de peças que já apresentam falhas devido ao desgaste.
Leia também: Metal patente aplicado por aspersão térmica: por que escolher essa opção?
A qualidade do processo de recuperação do desgaste em mancais é essencial para o desempenho do equipamento na reinserção no campo fabril. O método mais vantajoso que encontramos hoje no mercado é a aplicação de revestimento de metal patente pelo processo de aspersão térmica, que consiste em projetar partículas da liga metálica, fundida, sobre a superfície preparada.
As vantagens do metal patente
Entre as principais vantagens da aplicação do metal patente para a recuperação do desgaste em mancais, pelo processo de aspersão térmica estão:
1 – Versatilidade: pode ser aplicado em peças dos mais variados formatos e tamanhos
2 – Padronização: o metal patente é depositado por processo robótico, dando uniformidade à camada
3 – Maior vida útil: o revestimento de metal patente aplicado pelo processo de aspersão térmica possui um coeficiente de atrito ligeiramente mais elevado, porém possui vida útil superior aos processos por centrifugação e por gravidade.
Quer saber mais sobre o revestimento de metal patente? Baixe gratuitamente o nosso e-book: 10 dicas sobre o revestimento de metal patente logo abaixo.