Desgaste por Cavitação e Erosão em Hidrelétricas – Veja como podemos ajudar você a aumentar a vida útil de peças de turbinas.

Turbinas hidrelétricas são equipamentos projetados para gerar energia elétrica a partir da força das águas dos rios. Os modelos de turbinas existentes são do tipo Kaplan, Francis, Pelton e Bulbo. Elas são tradicionalmente fabricadas em aço do carbono ou aço inox.

É constante, nas usinas hidrelétricas, a preocupação com o desgaste por cavitação e erosão gerados nessas peças. Esses problemas estão associados ao perfil hidráulico da turbina e à presença de partículas sólidas presentes na água.

O desgaste por cavitação é a remoção de material da superfície de uma peça devido à ação de bolhas de pressão presentes num fluido, que escoam e colapsam na superfície. Já o desgaste por erosão é a remoção de material da superfície devido ao impacto de partículas sólidas presentes em um fluído.
Os desgastes por cavitação e erosão gerados nas turbinas hidrelétricas ocasionam problemas tais como:

1 – Perda de eficiência dos equipamentos;

2 – Paradas prolongadas de máquinas;

3 – Danos que podem se tornar irreversíveis e resultar na necessidade de substituição das peças, com elevadíssimos custos de manutenção para as empresa geradoras de energia.

Revestimentos contra desgastes, como o de Carboneto de Tungstênio Cromo, aplicados pelo processo de aspersão térmica, podem ser uma excelente alternativa para reduzir o desgaste de turbinas hidrelétricas por cavitação e erosão e aumentar significativamente a vida útil desses equipamentos. Esse material possui elevadíssima resistência ao desgaste erosivo devido a sua dureza de superior a 1200 HV.

Usinas hidrelétricas que já possuem peças revestidas com esses materiais, aqui no Brasil, conseguiram aumentar a vida útil em mais de 400%. O trabalho que desenvolvemos para elas começou no nosso Centro de Pesquisa e Tecnologia.

Se você quiser testar na prática e sem custo como aumentar a vida útil de peças de hidrelétricas, confira a seguir o estudo de caso sobre o Desgaste por Cavitação e Erosão em Turbinas Hidrelétricas.

Compartilhe este conteúdo:

Desgaste por Cavitação e Erosão em Turbinas Hidrelétricas

Veja como podemos ajudar você na redução dos custos de manutenção e no aumento da vida útil de peças de turbinas de hidrelétricas.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?