Desgaste por Cavitação – Você sabe o que é? Veja como prevenir.

Resolver o desgaste por cavitação é um grande desafio nas empresas que possuem equipamentos hidráulicos como bombas e turbinas. Esse mecanismo de desgaste impacta diretamente na eficiência dos equipamentos. O efeito, como já sabemos, é o prejuízo para as empresas em razão das paradas de manutenção e as perdas de produtividade resultantes destas. Mas afinal, como solucionar o desgaste por cavitação?

Em primeiro lugar precisamos entender o que é e como o desgaste por cavitação funciona. É muito fácil confundir desgaste erosivo com desgaste por cavitação. As soluções são completamente diferentes para cada caso e um erro pode custar muito caro.

O desgaste por cavitação está relacionado a modificações das fases líquido e gás que acontecem nas pressões de um fluído em áreas do equipamento que possuem escoamento acelerado, como em pás de turbinas por exemplo. Nessa situação, a pressão do vapor é reduzida de forma localizada, gerando microjatos e colapsos de alta energia e por esse motivo o desgaste por cavitação é considerado um desgaste por fadiga.

Reduza os custos do desgaste por cavitação

As causas do desgaste por cavitação estão relacionadas ao material empregado na construção da peça, ao acabamento e ao perfil hidráulico da supefície. Isso quer dizer que o primeiro passo para solucionar esses mecanismo de desgaste é a realização de um projeto adequado para a aplicação. O projeto bem desenvolvido pode reduzir significativamente o problema. Atualmente existem software modernos utilizados para simulação de eficiência de equipamentos, tais como o ANSYS CFX, por exemplo

O segundo método é a escolha do material apropriado para a  construção do equipamento. Materiais muito rígidos estão mais sujeitos a esse mecanismo. É importante avaliar a capacidade do material em suportar a energia desses colapsos. A resistência à cavitação por ainda ser incrementada com a aplicação de revestimentos superficiais, que possuem tenacidade e união metalúrgica com a superfície, como revestimentos de Níquel Cromo, aplicados por aspersão térmica.

Conheça mais sobre como ocorre o desgaste por cavitação em diferentes segmentos a seguir.

Compartilhe este conteúdo:

Desgaste por Cavitação e Erosão em Turbinas Hidrelétricas

Veja como podemos ajudar você na redução dos custos de manutenção e no aumento da vida útil de peças de turbinas de hidrelétricas.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?