Os problemas de desgaste por abrasão em equipamentos e peças da indústria da mineração são muito recorrentes, causando muitas perdas por paradas para manutenção e altos custos de reposição de peças.
As plantas de processamento de minérios utilizam moinhos, grandes trituradores, placas de desgaste, peneiras, transportadores de correia, bombas e luvas de vedação, que estão sujeitos à desgastes abrasivos, erosivos e corrosão. Além disso, a indústria de mineração também emprega equipamentos e veículos pesados como carregadores e escavadeiras, que sofrem com a degradação por elementos abrasivos.
O uso de revestimentos de alta performance nesses equipamentos podem ser a solução para combater as perdas causadas pelos materiais abrasivos e corrosivos envolvidos no processo de mineração.
Leia Também:
Você que é engenheiro de produto, sabe como especificar revestimentos contra desgastes?
Veja como aumentar a produtividade de equipamentos de mineração em mais de 1000%
Revestimentos na mineração: casos de sucesso
Luvas utilizadas em bombeamentos de produtos do minério e eixos de bombas de polpa, onde a abrasão é o principal mecanismo de desgaste, podem ser protegidos com revestimentos de Carbonetos de Tungstênio e Carboneto de Cromo, onde as durezas dos revestimentos podem alcançar 1200 a 1400 HV.
Abrasão também é o mecanismo causador de desgaste de rolos de transportadores de correias, hastes de cilindros hidráulicos de escavadeiras e outros componentes hidráulicos.
Para combater a erosão em placas de desgaste, moinhos, exaustores, os revestimentos de carbonetos também são soluções que podem aumentar a vida útil das peças em até 10 vezes, diminuído os desperdícios com manutenção e paradas.
É importante que as empresas fabricantes e desenvolvedoras de máquinas e equipamentos para a mineração tenham conhecimento e utilizem as tecnologias de superfície disponíveis para o melhor desempenho dos produtos que entregam. Só assim poderão dispor de produtos competitivos em uma indústria em que os desgastes e manutenções são “pedras no sapato” dos usuários.
Baixe a seguir o Estudo de Caso: Soluções para Mineração.