Já escrevi diversos textos sobre a relação entre revestimentos contra desgastes e o aumento da produtividade na indústria. A necessidade de aumento de competitividade é constante para todos os segmentos e não é diferente para equipamentos de mineração.
O minério de ferro é o material utilizado para a produção do ferro metálico e o Brasil está entre os dez maiores produtores dessa commodity no mundo. Para que esse produto chegue no seu destino final, diversos equipamentos são utilizados, desde a extração até a transformação dele em ferro gusa. O desgaste de peças desses equipamentos é um grande inimigo dessa competitividade devido a fatores como:
- Necessidade de troca de peças
- Perdas de produção devido à necessidade de paradas para troca
- Improdutividade de equipamentos que trabalham com peças desgastadas.
Revestimentos contra desgastes mais comuns na mineração
Os mecanismos de desgastes mais encontrados nos equipamentos de mineração são os desgaste por abrasão e por erosão. Eles são gerados pelo elevado nível de partículas sólidas geradas em todas as etapas desse processo.
Alguns exemplos de peças que sofrem desgastes: Rotores de ventiladores, luvas de bombas, roscas transportadoras, rolos de briquetagem, entre outros. A boa notícia é que existem soluções tecnicamente viáveis e que podem trazer grandes resultados em termos de produtividade e lucratividade para as empresa.
A aplicação de revestimento de Carboneto de Tungstênio é uma dessas soluções. Exemplo disso é aplicação desse material em luvas de desgaste.
Uma importante mineradora localizada na região sudeste do Brasil utilizava em suas bombas luvas de desgaste fabricadas em aço inoxidável. Essas peças possuíam vida útil de 7 dias e sofriam desgaste por abrasão devido a partículas sólidas que se acumulavam entre ela e a gaxeta (vedação).
A aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio proporcionou que a vida útil dessa peça fosse aumentada para 85 dias – ou seja, mais 1000%. Além disso, a vida útil da vedação foi incrementada em mais de 400%.
Baixe aqui a seguir o estudo de caso sobre soluções para mineração.