Mecanismos de Desgaste encontrados em Peças de Hidrelétricas

As Usinas Hidrelétricas possuem prejuízos significativos ocasionados pela manutenção e substituição das peças de turbinas. Esses custos estão associados ao desgaste dos elementos que ficam em contato com a água do rio. A redução desse impacto tem sido uma busca constante das equipes de manutenção dessas empresas.

Entender o conceito do desgaste é o primeiro passo para que se tenha um entendimento das possíveis soluções. O estudo da Tribologia (ciência que estuda o fenômeno do atrito) mostra dois principais mecanismos de desgaste encontrados nas hidrogeração: a cavitação e a erosão.

O desgaste por cavitação é um mecanismo de fadiga ocasionado na superfície devido ao repetitivo colapso de bolhas que estão próximos à superfície. Quanto mais o tempo passa, maior é o impacto do desgaste por cavitação na superfície da peça.

Já o desgaste por erosão é gerado pelo impacto de partículas sólidas (tais como areia e quartzo, encontrados na água de diversos rios) na superfície da peça. Esse impacto gera a remoção de material da superfície.

A aplicação de revestimentos em peças de hidrelétricas é uma importante maneira de solucionar esses mecanismos de desgaste. A cavitação pode ser reduzida com revestimentos tenazes (como as ligas de níquel cromo, por exemplo). Já o desgaste por erosão pode facilmente ser prevenido com a aplicação de revestimentos duros. Quanto menor for o ângulo de ataque da partícula em relação à superfície, melhor será o resultado dos revestimentos duros (como o de Carboneto de Tungstênio, por exemplo).

O resultado dessas aplicações é o aumento da vida útil da peças de hidrelétricas em mais de 500%.

Disponibilizamos pra você o estudo de caso Revestimentos Para Proteção Contra Abrasão, Corrosão e Erosão em Peças de Turbinas de Hidrelétricas a seguir.

Compartilhe este conteúdo:

Revestimentos Para Proteção Contra Abrasão, Corrosão e Erosão em Peças de Turbinas de Hidrelétricas

Muitos rios de corredeiras possuem reservatório pequeno e não há tempo de sedimentação das partículas sólidas na água. Essas partículas sólidas, mesmo em quantidades pequenas, geram um elevado nível de desgaste por erosão em peças como tampas de fechamento e pás diretrizes.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?