Desgaste: conceito e método de solução

Desgaste por abrasão

O desgaste, de maneira genérica, pode ser definido como uma perda progressiva de material de uma superfície ocasionado pela interação dela com outra superfície ou com o meio ao qual ela está sendo exposta.

O desgaste é encontrado em peças de diversos ramos da indústria, mas com muita intensidade na agricultura, mineração, siderurgia, geração de energia térmica e no ramo de petróleo e gás. Isso por que nessas indústrias as peças são submetidas a ambientes muito agressivos. Ele é um vilão para o resultado das empresas desses segmentos. Os seus impactos acontecem das mais diversas maneiras mas podemos destacar 3 que consideramos muito relevantes:

1 – Perda de produtividade: Equipamentos que estão operando com peças desgastadas, em muitos casos, precisam ter sua velocidade reduzida pra compensar as folgas ocasionadas.

2 – Produção não conforme: Componentes desgastados podem gerar produção de produtos defeituosos. Imagine por exemplo uma faca de corte desgastada que necessita realizar o corte dos rolos de papel higiênico. Os rolos sairiam com aspecto ruim e provavelmente seriam refugados.

3 – Paradas na produção: As peças com desgaste vão necessitar ser substituídas e, em casos mais complexos, pode representar uma grande indisponibilidade da planta para produção, que vai gerar grandes perdas de receita para a organização.

De maneira geral, o desgaste pode ser classificado, e ter esse conhecimento é o primeiro passo para a solução do problema de desgaste. Ele pode ser classificado em:

1 – Abrasão

2 – Corrosão

3 – Adesão

4 – Fadiga

Leia também: Por que é importante avaliar o desgaste de componentes?

Existem inúmeras maneiras de solucionar problemas de desgaste de componentes. Uma das possíveis soluções para o desgaste é a aplicação de revestimentos contra desgastes, tais como Carboneto de Tungstênio Cromo, que é um material de elevadíssima resistência ao desgaste por adesão, corrosão, abrasão e erosão. Repare que ele consegue resistir a praticamente todos mecanismos de desgastes. Por outro lado, não possui uma boa resistência à impactos. Em todos os casos, recomendamos que seja realizada uma profunda avaliação de todas as variáveis que estão influenciando o processo. Uma outra ótima estratégia a ser adotada é avaliar a resistência dos materiais com ensaios laboratoriais. É prático, rápido e barato. Pra aprofundar um pouco esse tema nós preparamos um material sobre esse processo de seleção de materiais. Acesse abaixo o material que preparamos pra vocês. Em caso de dúvidas, não deixes de nos chamar.

Compartilhe este conteúdo:

Como uma boa seleção de materiais pode aumentar a vida útil de peças em mais de 1000%?

Você conhece o potencial de aumento de vida útil você pode ter com a aplicação de revestimentos contra desgastes? Veja o potencial nessa apresentação. Se você não identificar a sua situação, veja como você pode fazer o teste, de forma gratuita.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?