Pouca gente sabe, mas o Brasil é um dos países que mais exportam papel e celulose em todo o mundo. Isso mostra que existe um cenário otimista para esse setor. Só entre os meses de janeiro e agosto de 2018 foram produzidos quase 21 mil toneladas, com mais de 11 mil toneladas destinadas à exportação.
A indústria de celulose apresenta características importantes e que a diferem de outros mercados. As indústrias e papel e celulose possuem um elevado nível de desenvolvimento tecnológico, contando com instalações industriais que trazem uma grande capacidade de produção, além de uma ampla base de recursos florestais plantados.
Aqui no Brasil ela ganha ainda mais força, principalmente quando falamos de mercado externo, devido ao preço competitivo, em relação aos outros países. Isso é possível graças ao menor custo de produção encontrado aqui, favorecido pelo nosso clima e também pelas características da nossa produção, como a utilização de biotecnologia e de engenharia genética que colaboram para a produtividade, principalmente na etapa florestal, que é maior em comparação com os outros países.
Diante desse cenário, a melhoria da disponibilidade de equipamentos passa ter caráter cada vez mais estratégico e ganha importância o profissional de manutenção. A disponibilidade de equipamentos é diretamente influenciada pelos indicadores de MTBF e MTTR. As tecnologias utilizadas para solução contra desgastes.estão cada vez mais desenvolvidas e existem alternativas que podem proporcionar aumento de desempenho que superam os 500% (como por exemplo a aplicação de revestimentos de carboneto de tungstênio em válvulas) em relação à situações convencionais. Mas pra conseguir esses resultados, é necessário que se tenha um conhecimento a respeito de mecanismos de desgastes.
Leia também: Você sabe classificar um Mecanismo de Desgaste?
Os estudos mostram que aumentar a vida útil de peça em 1% resulta em aumento de lucratividade de 7%. O cenário econômico para a indústria de papel e celulose é otimista e promissor e melhorar o indicador de OEE pode melhorar ainda mais o desempenho operacional e financeiro dessas empresa.
Quer saber mais sobre como melhorar os resultados da indústria no setor do papel e celulose?
Acesse: Soluções contra desgastes na indústria do Papel e Celulose