Projeto EMMA avança para a terceira etapa

Projeto de P&D é  uma inovação para melhoria de resultados na manutenção em hidrelétricas

Aplicar revestimentos contra desgastes em turbinas de hidrelétricas sem a necessidade de removê-las do local, esse é o objetivo do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) intitulado de “Protótipo para Revestimento Robótico de Turbinas in situ – EMMA II (PD-06631-0004/2016). Essa iniciativa inovadora é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e desenvolvido no âmbito do Programa de P&D da Energia Sustentável do Brasil, tendo como executores a  Rijeza Metalurgia, 13 Robotics – Centro de Inovação em Robótica e Universidade Federal do Rio de Janeiro, surgiu com o propósito de utilizar a robótica e os revestimentos contra desgaste aplicados por aspersão térmica com o objetivo de aumentar a durabilidade de peças de hidrelétricas.

Além de reduzir a necessidade de intervenções, e com isso reduzir os custos de manutenção, o projeto traz muito mais segurança na aplicação do revestimento, já que o trabalho é realizado em ambiente confinado. Outra vantagem é a padronização do processo, já que o braço robótico trabalha com um dispositivo previamente criado após analisar os desgastes encontrados em cada pá.

Nessa semana a Rijeza está recebendo os engenheiros do 13 Robotics – Centro de Inovação em Robótica que, em conjunto com a nossa equipe, estão fazendo as configurações dos equipamentos para que o projeto avance para a fase final, que é a etapa de validação dentro da turbina. Quer saber mais sobre o Projeto EMMA? Clique aqui.

Além desse projeto, a Rijeza já ajudou muitas hidrelétricas a reduzirem paradas, custos de manutenção e aumentarem a disponibilidade através da aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio por aspersão térmica. Quer conferir o resultado dessa aplicação?

Acesse o estudo de caso que preparamos para você logo abaixo.

Compartilhe este conteúdo:

Aumento de Disponibilidade de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH)

O principal risco de uma hidrelétrica é não dispor de energia suficiente para honrar os seus contratos de fornecimento. Uma das grandes causas dessa insuficiência é a indisponibilidade da usina ocasionada por paradas para manutenção.

ico-estudo-de-caso-2

Entre em contato conosco

Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

    Entre em contato conosco

    Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Qual é a sua necessidade?

      Entre em contato conosco e descreva qual o seu problema para que possamos avaliar de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

      Conheça os revestimentos contra desgastes metálicos e cerâmicos utilizados pela Rijeza.

      Conheça as principais aplicações dos revestimentos contra desgastes na indústria.

      Rijeza Metalurgia

      Revestimentos contra desgastes

      RS 240, KM 4, 3815, Bairro Scharlau
      São Leopoldo – RS

      Desenvolvido por
      SiriusPrime

      Qual a sua necessidade?

      Descreva abaixo de que forma podemos auxiliar o seu negócio:

        Agradecemos pelo seu interesse!

        Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

        ×

        Olá!

        Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

        × Como podemos ajudá-lo?