Projeto de P&D é uma inovação para melhoria de resultados na manutenção em hidrelétricas
Aplicar revestimentos contra desgastes em turbinas de hidrelétricas sem a necessidade de removê-las do local, esse é o objetivo do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) intitulado de “Protótipo para Revestimento Robótico de Turbinas in situ – EMMA II (PD-06631-0004/2016). Essa iniciativa inovadora é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e desenvolvido no âmbito do Programa de P&D da Energia Sustentável do Brasil, tendo como executores a Rijeza Metalurgia, 13 Robotics – Centro de Inovação em Robótica e Universidade Federal do Rio de Janeiro, surgiu com o propósito de utilizar a robótica e os revestimentos contra desgaste aplicados por aspersão térmica com o objetivo de aumentar a durabilidade de peças de hidrelétricas.
Além de reduzir a necessidade de intervenções, e com isso reduzir os custos de manutenção, o projeto traz muito mais segurança na aplicação do revestimento, já que o trabalho é realizado em ambiente confinado. Outra vantagem é a padronização do processo, já que o braço robótico trabalha com um dispositivo previamente criado após analisar os desgastes encontrados em cada pá.
Nessa semana a Rijeza está recebendo os engenheiros do 13 Robotics – Centro de Inovação em Robótica que, em conjunto com a nossa equipe, estão fazendo as configurações dos equipamentos para que o projeto avance para a fase final, que é a etapa de validação dentro da turbina. Quer saber mais sobre o Projeto EMMA? Clique aqui.
Além desse projeto, a Rijeza já ajudou muitas hidrelétricas a reduzirem paradas, custos de manutenção e aumentarem a disponibilidade através da aplicação de revestimento de carboneto de tungstênio por aspersão térmica. Quer conferir o resultado dessa aplicação?
Acesse o estudo de caso que preparamos para você logo abaixo.